Adamo Tadolini

O tópico Adamo Tadolini tem gerado interesse e debate ao longo do tempo. Desde suas origens, Adamo Tadolini chamou a atenção de acadêmicos, especialistas e amadores. No artigo seguinte exploraremos detalhadamente os aspectos mais relevantes da Adamo Tadolini, abordando a sua importância, evolução e impacto em diferentes áreas. Através de uma análise exaustiva, procuraremos fornecer uma visão abrangente de Adamo Tadolini, com a intenção de lançar luz sobre o seu impacto na sociedade contemporânea. Sem dúvida, Adamo Tadolini é um tema que merece ser investigado a fundo e, através deste artigo, pretendemos fazer exatamente isso.

Adamo Tadolini
Adamo Tadolini
Nascimento 21 de dezembro de 1788
Bolonha
Morte 16 de fevereiro de 1868
Roma
Cidadania Reino de Itália
Cônjuge Serafina Passamonti
Filho(a)(s) Scipione Tadolini
Ocupação escultor
Obras destacadas estátua de Simón Bolívar
Movimento estético neoclassicismo

Adamo Tadolini (Bolonha, 21 de dezembro de 1788 - Roma, 16 de fevereiro de 1868) foi um escultor italiano. Depois de frequentar a Academia de Belas Artes de Bolonha, em 1814, Adamo Tadolini transferiu-se para Roma, onde foi aluno de Antonio Canova, que deu continuidade ao neoclassicismo. Em 1820, casa-se com Serafina Passamonti e em 1825 é nomeado pela Academia de São Lucas. Em 1830, Tadolini recusou o cargo de professor de escultura na Academia de Bolonha.

Dentre as suas principais obras encontra-se a estátua equestre de Simón Bolívar. O escultor mostrou-se influência de Canova, porém, o seu estilo distingue-se pelas reminiscências barrocas, no seu sentido de poder e monumentalidade.

Obras

Referências

Bibliografia

  • Jane Turner (ed.), The Dictionary of Art. 30, p. 233. New York, Grove, 1996. ISBN 1-884446-00-0
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Adamo Tadolini