Hoje, Administração da produção se tornou um tema de grande relevância e interesse para um amplo público. Seja pelo seu impacto na sociedade atual, pela sua relevância no contexto histórico ou pela sua influência na esfera cultural, Administração da produção é um tema que não deixa ninguém indiferente. Ao longo dos anos, gerou debates acalorados, alimentou a curiosidade de muitos e foi objeto de numerosos estudos e pesquisas. Neste artigo exploraremos diferentes aspectos relacionados a Administração da produção, analisando sua importância, suas implicações e sua evolução ao longo do tempo. Sem dúvida, Administração da produção é um tema que merece a nossa atenção e reflexão, por isso esperamos que esta leitura seja interessante e enriquecedora para todos os nossos leitores.
Esta página ou se(c)ção precisa ser formatada para o padrão wiki. (Agosto de 2010) |
A Administração da Produção ou Administração de operações é a função administrativa responsável pelo estudo e pelo desenvolvimento de técnicas de gestão da produção de bens e serviços. Segundo Slack (1996, p.34) a produção é a função central das organizações já que é aquela que vai se incumbir de alcançar o objetivo principal da empresa, ou seja, sua razão de existir.
A função produção se preocupa principalmente com os seguintes assuntos:
O processo produtivo consiste na transformação de entradas (Input) (de materiais e serviços) em saídas(output) (de outros materiais e serviços).
Transformação é o uso de recursos para mudar o estado ou condição de algo para produzir saídas. A maioria das operações produz tanto produtos como serviços. Os processos de transformação podem ser de vários tipos:
Entre as principais responsabilidades da Gerência de operações está a proteção da produção: são medidas utilizadas para garantir a continuidade da produção ao longo do tempo, defendendo-a de intempéries e circunstâncias externas. A proteção da produção pode ser dividida de acordo com sua natureza:
O projeto do sistema produtivo envolve a configuração do processo de conversão dos matérias e insumos em produtos úteis, bens, conhecimento e serviços. Dimensionar o processo de conversão envolve a execução de atividades relacionadas á definição dos equipamentos, capacidade, especificações técnicas, definição de layout e fluxo produtivo.A operação contempla o planejamento, programação e controle da produção envolvendo atividades de aprazamento, sequenciamento e programação.
Aprazamento: definição da data de entrega dos produtos acabados ao clientes ou a quem de interesse.
A gerência de operações trata de operações produtivas, que tipicamente se diferem em quatro variáveis:
Em sistemas com baixo volume de produção (por exemplo, um restaurante pequeno), há um número pequeno de funcionários, e não há grande repetição de tarefas. Isso pode ser mais gratificante para o funcionário, mas é prejudicial à sistematização. Além disso, o custo unitário é bem mais alto, pois é pouco diluído. O capital exigido, no entanto, é intensivo.