Neste artigo exploraremos Advérbio sob diferentes perspectivas, abordando sua importância, seus efeitos e sua influência na sociedade atual. Advérbio é um tema que tem despertado o interesse de investigadores, profissionais e do público em geral, pelo seu impacto nas nossas vidas. Desde a sua origem até à sua evolução nos dias de hoje, Advérbio tem sido alvo de debate e reflexão em diversas áreas, sendo considerado um elemento-chave para a compreensão do mundo contemporâneo. Através deste artigo, mergulharemos no fascinante mundo de Advérbio, analisando suas diversas facetas e seu papel no contexto atual.
Advérbio é a classe gramatical das palavras que modifica um verbo, um adjetivo ou um outro advérbio. Nunca modifica um substantivo. É a palavra invariável que indica as circunstâncias em que ocorre a ação verbal.
Apenas os advérbios de intensidade, de lugar e de modo são flexionados, sendo que os demais são todos invariáveis. A única flexão propriamente dita que existe na categoria dos advérbios é a de grau, a saber:
Os advérbios bem e mal admitem ainda o grau comparativo, respectivamente, melhor e pior.
Existem também as formas analíticas de representar o grau, que não são flexionadas, mas sim, representadas por advérbios de intensidade como mais, muito, etc. Nesse caso, existe o grau comparativo (de igualdade, de superioridade, de inferioridade) e o grau superlativo (absoluto e relativo).[1]
Os advérbios da língua portuguesa são classificados conforme a circunstância que expressam.[2]
A Norma Gramatical Portuguesa reconhece sete grupos de advérbios: de lugar, de tempo, de modo, de negação, de dúvida, de intensidade e de afirmação.
Assim, bem, mal, acinte (de propósito, deliberadamente), adrede (de caso pensado, de propósito, para esse fim), debalde (inutilmente), depressa, devagar, melhor, pior, como, desapontadoramente, generosamente, cuidadosamente, calmamente e muitos outros terminados com o sufixo "mente".
Locuções Adverbiais de Modo
Locuções Adverbiais de Lugar
Locuções adverbiais de tempo
Locuções adverbiais de negação
Locuções adverbiais de afirmação
Locuções adverbiais de dúvida
Locuções adverbiais de intensidade ou quantidade
Os advérbios da língua portuguesa são invariáveis em gênero e número, porém flexionam-se em grau. Assim como os adjetivos,[1] admitem dois graus: comparativo e superlativo.[3]
tão + advérbio + quanto (como)
menos + advérbio + que (do que)
Analítico: mais + advérbio + que (do que).
Sintético: melhor ou pior que (do que).
Analítico: acompanhado de um outro advérbio.
(no exemplo anterior, muito é um advérbio de intensidade e alto é um advérbio de modo).[4]
Sintético: formado com sufixos.
de Inferioridade: Paulo é o menos esforçado da família.
de Superioridade: Rodrigo é o mais questionador de todos os alunos.
Locução adverbial é a reunião de duas ou mais palavras com valor de advérbio.