No mundo de hoje, Alóbico ganhou uma relevância sem precedentes. Seja pelo seu impacto na sociedade, pela sua influência na cultura ou pela sua importância na esfera económica, Alóbico é um tema que não passa despercebido. Com o tempo, testemunhamos como Alóbico evoluiu e se adaptou às novas circunstâncias do mundo moderno. Neste artigo, exploraremos em profundidade as diferentes facetas de Alóbico e sua relevância hoje. Das suas origens à sua influência na atualidade, analisaremos como Alóbico marcou um antes e um depois em vários aspectos da vida cotidiana.
Alóbico (em latim: Allobichus; em grego: Αλλόβιχος; romaniz.: Allóbichos), também mencionado como Elébico (em grego: Ελλέβιχος; romaniz.: Ellébichos) e Alábico (em grego: Αλάβιχος; romaniz.: Alábichos), foi um oficial romano de origem germânica do começo do século V. Talvez pode ser identificado com o oficial Valóvico.
É possível que fosse parente do oficial Elébico que esteve ativo na década de 380. Em 409, como conde dos domésticos equestres, talvez ajudou o prefeito pretoriano Jóvio a organizar um motim entre as tropas de Ravena após a queda de Olímpio para derrubar Turpilião e Vigilâncio. No mesmo ano, tornou-se mestre da cavalaria em sucessão de Vigilâncio. Mais tarde em 409, foi responsável pelo assassinato de Eusébio. Logo depois, ficou sob suspeitas de favorecer o usurpador Constantino III e foi executado sob ordens do imperador.