No mundo de hoje, Ala (futebol) tornou-se um tema de grande relevância e interesse para um amplo espectro de indivíduos. Seja do ponto de vista científico, social, cultural ou histórico, Ala (futebol) impactou significativamente a forma como as pessoas percebem e compreendem o mundo ao seu redor. Neste artigo exploraremos as diferentes facetas e dimensões de Ala (futebol), abordando tanto os seus aspectos positivos como os seus desafios, a fim de compreender melhor o seu alcance e influência na sociedade atual.
O ala (português brasileiro) ou extremo (português europeu) é uma posição do futebol. Existem alas de dois tipos, que atuam pelo lado direito ou pelo lado esquerdo, sendo denominados ala-direito ou ala-esquerdo.
O jogador que exerce esta função deve ocupar os laterais do campo. Simplificando um pouco, pode-se dizer que seria algo como um lateral avançado. Quando um atleta joga como ala, os volantes e zagueiros de sua equipe ficam a cargo da cobertura de seus apoios ao ataque. Esta posição é bastante utilizada em esquemas táticos com três zagueiros, como o 3-5-2, o 3-4-3 e o 3-6-1.[1]