Alois Eliáš

No artigo de hoje, iremos nos aprofundar no fascinante mundo de Alois Eliáš. Das suas origens à sua relevância hoje, exploraremos todos os aspectos deste tema com o objetivo de fornecer uma análise completa e exaustiva. Descobriremos as suas múltiplas facetas, as suas implicações em diferentes áreas e as suas possíveis projeções futuras. Através de uma visão holística, abordaremos Alois Eliáš sob diversas perspectivas, a fim de proporcionar ao leitor uma compreensão mais profunda e rica. Não importa se você é um especialista no assunto ou apenas tem um interesse casual; Neste artigo você encontrará informações valiosas que o convidarão a refletir e se aprofundar no emocionante mundo de Alois Eliáš.

Alois Eliáš
Alois Eliáš
Alois Eliáš na fotografii Jana Nepomuka Langhanse
Nascimento 29 de setembro de 1890
Vinohrady
Morte 19 de junho de 1942 (51 anos)
Kobylisy Shooting Range
Cidadania Checoslováquia
Cônjuge Jaroslava Eliášová
Alma mater
Ocupação político, militar, soldado, membro da resistência
Distinções
  • Grã-Cruz da Ordem do Leão Branco
  • Grand Officer of the Order of the Star of Romania
  • Cruz de Guerra da Tchecoslováquia 1939-1945
  • Oficial da Legião de Honra
  • Oficial da Ordem da Polônia Restituta
  • honorary citizen of Prague 2 (2005)
  • Cruz de Guerra da Tchecoslováquia de 1918
  • Medalha Interaliada 1914-1918
  • Československá medaile Vítězství
  • Cruz de Guerra 1914-1918
  • Medal of Military Merit
Causa da morte perfuração por arma de fogo

Alois Eliáš (29 de setembro de 1890Praga, 19 de junho de 1942) foi um militar checoslovaco e primeiro-ministro do Protetorado da Boêmia e Morávia durante a Segunda Guerra Mundial.

Biografia

Após a proclamação do protetorado, o presidente Emil Hácha pensou em substituir o governo da república. A popularidade de Eliáš, amigo do presidente Emil Hácha[1] e que havia combatido na Legião Checoslovaca na França durante a Primeira Guerra Mundial, o tornou um candidato com apoio da opinião pública, a partir do ponto de vista do presidente. Em 27 de maio de 1939, foi indicado para o cargo. Eliáš aceitou, com a convicção de que poderia ajudar o país a partir de sua nova posição.

Durante seu governo, deu apoio encoberto a resistência checa.

A 27 de setembro de 1941, uma semana após o Obergruppenführer (Tenente-General) Reinhard Heydrich ser nomeado protector, Eliáš foi preso pelos alemães que utilizaram as provas que possuíam dos contatos entre o governo do Protetorado e o governo no exílio em Londres.[1] Foi condenado à morte e executado pelos alemães após o assassinato de Heydrich em 27 de maio de 1942,[2] como parte da ampla retaliação pela morte do Reichsprotektor.

Eliáš recebeu um funeral de Estado com todas as honras em 27 de maio de 2006 e foi sepultado no cemitério Vítkov de Praga.

Referências

  1. a b Jelinek, Yeshayahu: "Bohemia-Moravia, Slovakia, and the Third Reich during the Second World War", East European Quarterly, 3:2 (1969)
  2. Seton-Watson, Hugh: "The East European Revolution". Westview Pr (Short Disc) (1983). ISBN 978-0865317468
  • Kvaček, Robert, 2002. Czech History: Part Two . Prague, CZ: SPL-Práce, Úvaly, CZ: Albra.
  • Lustigová, Martina, 2006. 'Alois Eliáš Poisoned Pro-Nazi Journalists' . Český Rozhlas 7, Radio Praha, February 24, 2006 . Disponible en: http://www.radio.cz/cz/clanek/76230

Ligações externas

Precedido por
Rudolf Beran
Primeiro-ministro do Protetorado da Boêmia e Morávia
1939–1941
Sucedido por
Jaroslav Krejčí
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Alois Eliáš