No mundo atual, Andaime é um tema que tem ganhado grande relevância em diversas áreas. Seja na política, na ciência, na tecnologia ou na cultura, Andaime captou a atenção de milhões de pessoas em todo o mundo. Seu impacto foi tão significativo que gerou debates e reflexões na sociedade contemporânea. Neste artigo, exploraremos em profundidade o fenômeno Andaime, analisando suas diversas facetas e sua influência na vida cotidiana. Das suas origens ao presente, faremos um tour pela Andaime para compreender a sua importância hoje e a sua projeção no futuro.
Andaime é o termo utilizado para se designar a estrutura montada para dar acesso a algum lugar ou escorar algo. O andaime possui diversas denominações e tipos, podendo ser constituído por vários tipos de materiais, como: madeira, aço, alumínio, entre outros. Na construção civil, tem sua aplicação mais habitual geralmente em aço, se observando dois modelos mais comuns: os modulares tubulares - painéis que, montados dois a dois, formam torres com elementos de travamento apoiados sobre bases ou rodas - e os fachadeiros - constituídos de colunas, barras e pisos que, juntos, formam um painel, forrando uma determinada superfície, por exemplo uma parede, o que permite um trabalho contínuo.
"Andaime" se origina do árabe ad-da'im.[1]
As principais normas a tratar dos andaimes são a NBR 6494 e a NR 18 [2]. Cada uma dessas normas possui um enfoque distinto.
A norma NR 18 destina-se à construção dos andaimes. Ela exige, dentre outras coisas, que o fabricante dos andaimes seja regularmente inscrita no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, com profissional legalmente habilitado pertencente ao seu quadro de empregados ou societário.
A ABNT NBR 6494, por sua vez, trata da montagem dos andaimes e determina os requisitos de segurança para que se possa trabalhar nessas estruturas de forma segura.
3. Manual dos Andaimes, publicado em 2020 pelo Rui Manuel Esteves