Andrei Okounkov

No mundo atual, Andrei Okounkov tornou-se um tema relevante que impacta diversos setores da sociedade. Desde o seu surgimento, Andrei Okounkov gerou uma série de discussões e debates que chamaram a atenção de especialistas e do público em geral. Neste artigo exploraremos em profundidade os diferentes aspectos relacionados a Andrei Okounkov, analisando sua origem, evolução e repercussões em diversas áreas. Abordaremos também as diferentes opiniões e perspectivas que existem em torno de Andrei Okounkov, bem como as possíveis soluções ou medidas propostas para enfrentar os desafios que coloca. Este artigo procura fornecer uma visão abrangente e atualizada sobre Andrei Okounkov, com o objetivo de fomentar um debate informado e enriquecedor sobre este tema tão relevante nos dias de hoje.

Andrei Okounkov

Nascimento 26 de julho de 1969 (55 anos)
Moscou
Nacionalidade Rússia Russo
Alma mater Universidade Estatal de Moscou
Prêmios Medalha Fields (2006)
Orientador(es)(as) Alexandre Kirillov
Instituições Universidade de Princeton, Universidade da Califórnia em Berkeley, Universidade de Chicago
Campo(s) Matemática
Tese 1995: Admissible Representation of Gelfand Pairs Associated with the Infinite Symmetric Group

Andrei Okounkov (Moscou, 26 de julho de 1969) é um matemático russo.

Doutor em matemática pela Universidade Estatal de Moscou, 1995. É professor de matemática na Universidade de Princeton e tem sido pesquisador na Academia Russa de Ciências, no Instituto de Estudos Avançados de Princeton, na Universidade de Chicago e na Universidade de Califórnia em Berkeley.

Recebeu a medalha fields por suas contribuições em teoria de probabilidades, teoria da representação e em geometria algébrica.

Ligações externas

Precedido por
Laurent Lafforgue e Vladimir Voevodsky
Medalha Fields
2006
com Grigori Perelman, Terence Tao e Wendelin Werner
Sucedido por
Elon Lindenstrauss, Ngô Bảo Châu, Stanislav Smirnov e Cédric Villani