No mundo de hoje, Anima TV tornou-se um tema de grande relevância e interesse para uma ampla gama de pessoas. Seja pelo seu impacto na sociedade, pela sua relevância na história, pela sua importância no campo científico, ou pela sua influência na cultura, Anima TV tem captado a atenção de académicos, cientistas, entusiastas e curiosos. Neste artigo exploraremos diferentes aspectos de Anima TV, desde suas origens até seu impacto hoje, analisando suas implicações e relevância no contexto atual. Além disso, examinaremos a sua relação com outros temas e a sua evolução ao longo do tempo, com o objetivo de fornecer uma visão completa e enriquecedora de Anima TV.
O Anima TV foi um concurso realizado pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura do governo brasileiro, em associação com os canais TV Cultura e TV Brasil focando a produção de séries de animação brasileiras. Ele teve seu início entre 2008 e 2009, com término em 2010, quando foram selecionados 17 curtas-metragens, os quais foram transmitidos pelos canais TV Cultura e TV Brasil, ambos ao mesmo tempo.
Sendo o Primeiro Programa de Fomento à Produção e Teledifusão de Séries de Animação Brasileiras, o Anima TV recebeu 257 pré-projetos, vindos de 17 estados brasileiros. Destes, 17 assinaram um contrato de co-produção do projeto completo e um episódio-piloto no valor de R$ 110 mil. Após a exibição dos pilotos na programação da TV Cultura de 25 a 30 de janeiro de 2010, dois projetos foram selecionados para a assinatura de um novo contrato no valor de R$ 950 mil, que previu a produção de mais 12 episódios. Os produtores e autores também participaram de oficinas com consultores nas áreas de Narrativa, Arte, Produção e Comercialização.[1]
Os dois curtas vencedores foram Tromba Trem e Carrapatos e Catapultas,[2] que posteriormente passaram a ser produzidos como séries de animação para TV, sendo exibidos no Cartoon Network e na TV Brasil. No entanto outros candidatos não ganhadores também tiveram suas séries produzidas após o término do concurso, como Historietas Assombradas (para Crianças Malcriadas), Zica e os Camaleões e Vivi Viravento.
Curiosamente os 17 curtas ainda permanecem a ser transmitidos pelo canal pago TV Rá-Tim-Bum, ao lado de outras séries de animação e programas originais do canal.
O Anima TV contou com as seguintes parcerias