Este artigo abordará o tema Ano comum, que tem gerado grande interesse devido à sua relevância hoje. Ano comum é um tema que tem despertado o interesse de muitas pessoas em diversas áreas, seja no âmbito pessoal, acadêmico, profissional ou social. Ao longo dos anos, Ano comum ganhou maior importância e relevância, gerando debates, pesquisas e reflexões sobre o seu impacto e consequências na nossa sociedade. Neste sentido, é fundamental analisar e compreender os diferentes aspectos que rodeiam Ano comum, desde as suas origens até à sua evolução nos dias de hoje, de forma a oferecer uma visão ampla e completa deste tema tão relevante.
Um ano comum é um tipo comum de ano do calendário que tem exatamente 365 dias, diferentemente do ano bissexto, o qual tem 366 dias.[1] De modo geral, pode ser definido como um ano sem intercalação. Este tem exatamente 52 semanas e um dia, consequentemente terminando no mesmo dia da semana em que se iniciou; ou seja, em 2025 tanto 1 de janeiro quanto 31 de dezembro cairão em uma quarta-feira.
No calendário gregoriano, 303 de cada 400 anos são anos comuns, e no calendário juliano, 300 de cada 400 eram anos comuns.[2]