Antenor (escultor)

Neste artigo exploraremos detalhadamente Antenor (escultor), um tema de grande relevância e interesse atualmente. Antenor (escultor) é um conceito que tem gerado grande polêmica e debate em diversas esferas, desde o campo acadêmico até o campo da política e da sociedade em geral. Ao longo dos anos, Antenor (escultor) tem desempenhado um papel fundamental na forma como percebemos e entendemos o mundo que nos rodeia, as suas implicações têm sido profundas e têm dado origem a um vasto leque de opiniões e perspetivas divergentes. Através de uma análise abrangente, este artigo procurará lançar luz sobre a complexidade e relevância de Antenor (escultor), examinando as suas raízes históricas, os seus impactos atuais e a sua projeção no futuro.

 Nota: Para outros significados de o aliado de Troia, veja Antenor.
Antenor
Antenor (escultor)
Escultura de marbre de Kore atribuïda a Antenor
Nascimento século VI a.C.
Atenas
Morte Desconhecido
Cidadania Atenas Antiga
Ocupação escultor
Obras destacadas Antenor Kore, Harmodius and Aristogeiton

Antenor foi um escultor grego do período Arcaico, ativo em Atenas no final do século VI a.C.

A ele se atribui o grupo escultórico de Harmódio e Aristógito, os Tiranicidas, que assassinaram o tirano Hiparco.[1] A obra foi capturada por Xerxes I durante as Guerras Médicas, mas foi devolvida por Antíoco.[1] Havia também, na Atenas do século II, outras estátuas, mais recentes, atribuídas a Crítio.[1]

O Museu Arqueológico Nacional de Atenas preserva uma kore de sua autoria.

Ver também

Referências

  1. a b c Pausânias, Descrição da Grécia, 1.8.5
  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em inglês cujo título é «Antenor», especificamente desta versão.