Aqua vitae

O artigo a seguir abordará o tema Aqua vitae, tema de grande relevância na atualidade. Serão explorados diferentes aspectos relacionados a Aqua vitae, desde sua origem até seu impacto na sociedade atual. Serão analisadas as diferentes perspectivas e opiniões sobre Aqua vitae, de forma a fornecer uma visão abrangente e objetiva do tema. Além disso, serão apresentados dados relevantes e estudos recentes que nos permitirão compreender melhor a importância e influência de Aqua vitae no nosso ambiente.

Representação artística do aparelho de destilação para aqua vitae, de Liber de arte Distillandi, de Hieronymus Brunschwig, 1512

Aqua vitae/ˌækwə ˈvt/ (latim para "água da vida") ou aqua vita é um nome arcaico para uma solução aquosa concentrada de etanol. Esses termos também podem ser aplicados ao etanol fraco sem retificação. O uso foi difundido durante a Idade Média e o Renascimento, embora sua origem seja provavelmente muito anterior. Este termo latino aparece em uma ampla gama de formas dialéticas em todas as terras e povos conquistados pela Roma antiga. Geralmente, o termo é um nome genérico para todos os tipos de destilados, e acabou por se referir especificamente aos destilados de bebidas alcoólicas (licores).

A aqua vitae era tipicamente preparada por destilação de vinho e em textos ingleses também era chamada de aguardente ardente, espírito de vinho, ou espírito de vinho, um nome que poderia ser aplicado ao conhaque que havia sido repetidamente destilado.

O termo foi usado pelo alquimista do século XIV João de Rupescissa, que acreditava que a substância recém-descoberta do etanol era uma "quinta essência" ou quintessência imperecível e vivificante, e que estudou extensivamente suas propriedades médicas.

Aqua vitae era muitas vezes uma fonte etimológica de termos aplicados a importantes destilados produzidos localmente. Exemplos incluem uísque (do gaélico uisce beatha), eau de vie na França, acquavite na Itália e akvavit na Escandinávia, okowita na Polônia, оковита (okovyta) na Ucrânia, акавіта (akavita) na Bielorrússia e яковита (yakovita) em dialetos do sul da Rússia.

Ver também

Referências

  1. a b c William Campbell Ottley, A Dictionary of Chemistry, and of Mineralogy (1826) asee "Aqua Vitæ"; bsee entry "Alcohol."
  2. Principe, Lawrence M. (2013). The Secrets of Alchemy. Chicago: The University of Chicago Press. ISBN 978-0226103792  pp. 69-71.
  3. Artemas Ward (writer), "Aqua Vitae" The Grocer's Encyclopedia, p. 32.

Ligações externas

Procure por aqua vitae no Wikcionário, o dicionário livre.