No mundo atual, Armas e equipamentos da Guerra Russo-Ucraniana tornou-se um tema de grande relevância e interesse para um grande número de pessoas. Desde o seu impacto na sociedade até à sua influência na cultura popular, Armas e equipamentos da Guerra Russo-Ucraniana captou a atenção de milhões de indivíduos em todo o mundo. Seja através de estudos, debates ou simplesmente conversas cotidianas, Armas e equipamentos da Guerra Russo-Ucraniana tem comprovado sua importância no nosso dia a dia. Neste artigo exploraremos em profundidade as diferentes facetas de Armas e equipamentos da Guerra Russo-Ucraniana, desde as suas origens até à sua evolução hoje, com o objetivo de lançar luz sobre este tema fascinante e relevante.
Este artigo é sobre as armas e equipamentos usados na Guerra Russo-Ucraniana, abrangendo a anexação russa da Crimeia, que envolveu as Forças Armadas da Federação Russa e Forças Armadas da República da Bielorrússia, as Forças Armadas da Ucrânia e uma variedade de de forças irregulares.
Quase todos os combatentes estavam armados com armas e equipamentos de origem soviética, como o fuzil de assalto AK-74, o tanque de batalha principal T-72 e o avião de apoio aéreo aproximado Su-25. No entanto, muitos combatentes russos e irregulares estão equipados com equipamentos russos modernizados, enquanto a Ucrânia recebeu apoio significativo tanto de sua indústria de armas doméstica, quanto de países da OTAN, como Estados Unidos e Reino Unido, fornecendo apoio na forma de equipamentos. como os sistemas antitanque portáteis britânicos NLAW e American Javelin.
Os equipamentos aqui citados são equipamentos utilizados por forças russas e seus aliados, sendo eles: Forças Armadas da Federação Russa, Forças Armadas da República da Bielorrússia, e as Forças Irregulares de RP Lugansk e RP Donetsk.[nota 1]
Os equipamentos aqui citados são equipamentos utilizados por forças ucranianas e voluntários civis, houve algumas doações oriundas de países externos que também foram citados.
Transportadores blindados de pessoal