Neste artigo exploraremos em profundidade o tema Atari POKEY, analisando suas origens, seu impacto na sociedade e sua relevância hoje. Atari POKEY é um tema que há décadas desperta o interesse de acadêmicos, especialistas e hobbyistas, gerando debates apaixonados e gerando inúmeras pesquisas e estudos. Através de uma análise exaustiva, procuraremos lançar luz sobre este tema e proporcionar uma visão abrangente que permita aos nossos leitores compreender a sua importância e implicações em diversas áreas. Junte-se a nós nesta jornada de descoberta e conhecimento sobre Atari POKEY!
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Dezembro de 2020) |
O Atari POKEY é um chip digital de E/S encontrado na família Atari de computadores domésticos e em muitos vídeo-games da década de 1980. Seu nome provém das iniciais em inglês para POtenciômetro e KEY"board" (ou teclado), já que era utilizado para "samplear" potenciômetros ADC (tais como o de paddles) e varrer matrizes de chaves de teclado de computador. O POKEY tornou-se conhecido também por sua capacidade de gerar música e efeitos sonoros, produzindo uma onda quadrada popular entre os fãs de música sintetizada. O circuito integrado possui 40 pinos e é identificado como C012294.
O Escritório de Patentes norte-americano conferiu à Atari a patente 4.314.236 em 2 de fevereiro de 1982 por um "Apparatus for producing a plurality of audio sound effects" ("Dispositivo para produzir uma pluralidade de efeitos sonoros"), o que era uma referência à capacidade de geração de som do POKEY. Os inventores citados na patente foram Steven T. Mayer e Ronald E. Milner.
Embora não seja mais produzido, o POKEY é emulado por software em emuladores de "arcades" clássicos, como o MAME, e emuladores de Ataris de 8 bits.