Auguráculo

O artigo a seguir abordará o tema Auguráculo, que tem chamado a atenção de pesquisadores, especialistas e do público em geral nos últimos anos. À medida que a sociedade avança e enfrenta novos desafios, Auguráculo tornou-se um ponto de interesse e debate devido à sua influência em diferentes aspectos da vida diária. É por isso que é relevante explorar este tema em profundidade para compreender a sua importância, impacto e possíveis implicações futuras. Ao longo deste artigo serão examinados vários aspectos relacionados com Auguráculo, com o objectivo de proporcionar uma visão abrangente e enriquecedora que convide à reflexão e ao debate.

Augusto com a coroa cívica,
na. Gliptoteca de Munique

Auguráculo (em latim: Auguraculum) foi um templo sem teto orientado para os pontos cardiais, no qual os sacerdotes da Roma Antiga praticaram o augúrio e ornitomancia. Localizava-se no canto nordeste da Cidadela do Capitólio, acima do Clivo Argentário, provavelmente próximo a atual Basílica de Santa Maria em Aracoeli. O sacerdote observador permanecia posicionado ao centro do edifício, em uma tenda ou cabana, e prestava atenção às porções do céu do qual vinham os pássaros, que eram marcados por pedras situadas ao longo do perímetro do templo, com intuito de poder prever o futuro. Especula-se que tenha mantido sua forma original até ao menos o reinado do imperador Augusto (r. 27 a.C.–14 d.C.).

O Auguráculo era estruturalmente muito simples, uma pequena cabana de palha, que parece ter sido regularmente renovada. Houve dois Auguráculos permanentes em Roma: aquele da Cidadela do Capitólio e outro no Monte Laciar, a porção mais meridional do Quirinal, que fora mencionado apenas uma vez no relato de Marco Terêncio Varrão. Segundo Samuel Ball Platner, provavelmente aquele presente no Quirinal teria sido mais antigo, tendo ele servido como um antigo centro augural até a criação do Auguráculo do Capitólio.

Durante o Reino de Roma, o monarca eleito era levado pelos áugures ao Auguráculo da cidadela, onde era posicionado com sua face para sul. Um magistrado que estivesse servindo como um comandante militar também tomava auspícios diários. Desse modo, como parte da edificação do acampamento, havia uma espécie de tabernáculo augural. Essa tenda augural foi o centro de procedimentos religiosos e legais dentro do acampamento.

Localização

Planimetria do Capitólio antigo


Referências

  1. a b c Platner 1929.
  2. Fowler 1922, p. 209.
  3. Varrão século I a.C., V.5.2.
  4. Ramsay 1859, p. 64.
  5. Scheid 2003, p. 113-114.
  6. Linderski 1986, p. 2164-2288, especialmente 2174.

Bibliografia

  • Fowler, William Warde (1922). The Religious Experience of the Roman People. Londres:  
  • Linderski, Jerzy (1986). «The Augural Law». Aufstieg und Niedergang der römischen Welt II.16.  
  • Platner, Samuel Ball (1929). «Auguraculum». A Topographical Dictionary of Ancient Rome. Londres: Oxford University Press 
  • Ramsay, William (1859). An Elementary Manual of Roman Antiquities. : Griffin 
  • Scheid, John (2003). An Introduction to Roman Religion. : Indiana University Press