Hoje em dia, Aumentativo é um tema que continua a gerar interesse na sociedade. Seja pela sua relevância hoje ou pelo seu impacto na história, Aumentativo tornou-se uma referência para a compreensão de diferentes aspectos da vida cotidiana. Neste artigo vamos explorar detalhadamente as diferentes dimensões de Aumentativo, desde as suas origens até à sua influência na sociedade contemporânea. Através de uma análise profunda e detalhada, descobriremos como Aumentativo moldou a forma como interagimos com o mundo que nos rodeia e qual é o seu papel na definição do nosso futuro.
Aumentativo é uma forma morfológica de uma palavra que expressa maior intensidade, muitas vezes em tamanho, mas também em outros atributos. É o antônimo oposto de um diminutivo.
Uma vez que sobreavivar algo muitas vezes o torna grotesco, em algumas línguas, aumentativos são usados principalmente para efeitos cômicos ou pejorativos. Muitas línguas têm aumentativos para substantivos; algumas têm aumentativos para verbos.
No Inglês moderno, aumentativos podem ser criados com prefixos.
Desde aproximadamente a década de 1990, o prefixo über- também tem sido frequentemente usado como um empréstimo do alemão.[1] O sufixo -zilla, expressando uma qualidade monstruosa, pode também ser considerada uma forma aumentativa.
Na língua portuguesa, o aumentativo é o grau do substantivo que se forma por acrescentamento de um sufixo, geralmente "ão" ou "zão". Em alguns casos, forma-se por um prefixo, como em supermercado e hipermercado.[2]
Além desses, pode-se misturar (informalmente) o aumentativo com o diminutivo como nos sufixos "ebrão", "etão" e "egulhão":
O aumentativo serve funções estilísticas e pragmáticas bem definidas, como evidenciar afeto ou ironia, por exemplo. Outro grau dos substantivos é chamado diminutivo, por oposição ao aumentativo.
No Português, O aumentativo têm duas formas para a representação de grau:
Grau sintético: no grau superlativo absoluto sintético, caracteriza um ou mais seres atribuindo-lhes qualidades em grau muito elevado. É expresso através de uma só palavra, formada pelo adjetivo mais um sufixo: adjetivo + sufixo.
Grau analítico:Analítico- a forma normal do substantivo é modificada por adjetivos que indicam aumento ou diminuição de proporções. É um caso típico de determinação sintática.