No mundo de hoje, Auto-harpa é um tema que continua a gerar interesse e debate. Seja pelo seu impacto na sociedade, pela sua relevância na cultura popular ou pela sua importância no campo científico, Auto-harpa continua a ser objeto de estudo e análise em todo o mundo. Desde as suas origens até à sua influência hoje, Auto-harpa deixou uma marca indelével na história e a sua relevância continua até hoje. Neste artigo abordaremos diferentes aspectos relacionados a Auto-harpa, explorando suas diferentes facetas e seu impacto no mundo contemporâneo.
Auto-harpa (em inglês: autoharp) é um instrumento musical da família das cítaras. Possui uma série de barras de acordes anexadas aos amortecedores que, quando pressionadas, silenciam todas as cordas que não fazem parte do acorde desejado. Embora a palavra autoharp tenha sido originalmente uma marca registrada da empresa Oscar Schmidt, o termo veio de forma coloquial para ser usado para qualquer cítara de mão, independentemente do fabricante.
A auto-harpa foi e continua sendo muito utilizada na música tradicional americana, como o antigo country (música dos Apalaches), bluegrass e folk. Foi usada também no rock, como exemplo a banda The Beach Boys no álbum Today! (1965).
São relativamente fáceis de aprender a tocar como um instrumento de ritmo. Também são utilizadas por instrumentistas mais comprometidos como um instrumento de melodia.