BBC One

Neste artigo iremos explorar os diferentes aspectos relacionados com BBC One, compreendendo a sua importância e o seu impacto na sociedade atual. Desde as suas origens até à situação atual, analisaremos como BBC One conseguiu influenciar diferentes aspectos da vida quotidiana. Abordaremos diferentes perspectivas e opiniões sobre BBC One, buscando compreender sua relevância em diferentes contextos. Além disso, examinaremos potenciais desafios e oportunidades relacionados a BBC One e como eles podem impactar o futuro. Através deste artigo, procuraremos esclarecer o papel de BBC One no mundo contemporâneo e como ele continua a moldar a nossa realidade.

 Nota: Este artigo é sobre o canal de televisão. Se procura pelas estações de rádio da BBC, veja BBC Radio 1 e BBC Radio 1Xtra
BBC One
British Broadcasting Corporation
Tipo Rede de televisão aberta
País  Reino Unido
Fundação 2 de novembro de 1936 (87 anos)
por John Reith
Pertence a BBC
Presidente Sir David Clementi
Cidade de origem Inglaterra Londres, Inglaterra
Formato de vídeo 480i (SDTV)
1080i (HDTV)
Canais irmãos BBC Two
BBC Four
BBC News
BBC Parliament
BBC First
CBeebies
CBBC
Cobertura Todo o Reino Unido
Nome(s) anterior(es) BBC TV Service (1936-1960)
BBC TV (1960-1964)
BBC1 (1964-1997)
Página oficial bbc.co.uk/bbcone (inglês)
Disponibilidade aberta e gratuita
Terrestre
Canal 1
Canal 101 (HD)

BBC One é o principal canal de televisão da British Broadcasting Corporation no Reino Unido, Ilha de Man e Ilhas do Canal da Mancha. Foi inaugurado a 2 de novembro de 1936 como BBC Television Service («Serviço de Televisão da BBC»), e foi o primeiro serviço regular de teledifusão com um alto nível de resolução. Foi renomeada BBC TV em 1960 até 1964, quando o lançamento do segundo canal público obrigou à mudança para BBC1, e que desde finais dos anos 90 é escrito da forma atual (com o número por extenso).

O seu orçamento anual para a temporada 2016/17 é de 1,174.4 milhões de libras. De cariz generalista, o canal é financiado através de uma licença audiovisual (licence fee), juntamente com o resto de canais domésticos da BBC e por conseguinte não exibe publicidade comercial. É o canal mais visto no país, à frente da sua principal concorrente ITV.

Referências

  1. Usou o serviço eletrónico Marconi-EMI de 405 linhas e, durante os seus primeiros três meses, o sistema Baird de 240 linhas. A Alemanha inaugurou o seu serviço de televisão com uma resolução média (180 linhas) em 1935.
  2. «BBC One Service Licence» (PDF). BBC Trust. Abril de 2016. Consultado em 23 de fevereiro de 2017 

Ligações externas