Bai Juyi

No mundo atual, Bai Juyi tornou-se um tema de grande relevância e interesse para um amplo setor da sociedade. Seja pelo seu impacto na economia, na política, na ciência ou na vida quotidiana das pessoas, Bai Juyi tem suscitado grandes debates e análises em diversas áreas. Neste artigo exploraremos as diferentes facetas e perspectivas relacionadas a Bai Juyi, bem como sua influência no mundo hoje. Através de diversas fontes e abordagens, tentaremos lançar luz sobre este tema e oferecer uma visão mais completa e profunda da sua importância e consequências.

Este é um nome chinês; o nome de família é Bai.
Bai Juyi

Bai Juyi (chinês: 白居易, pinyin: Bai Juyi, Wade-Giles: Po Chü-i) (Xinzheng, Henan, China; 772 - 846) é um escritor chinês da dinastia Tang. Influenciado pelo movimento em favor da língua antiga de Han Yu, quis regressar a uma poesia mais direta, mais simples; inspirou-se em canções populares e diz-se que se desfazia de todos os poemas que os seus serventes não entendiam. Sua poesia foi tocada por valores do taoísmo e do budismo.

Vida

Bai Juyi nasceu numa família pobre embora culta de Xinzheng. Aos dez anos foi enviado pela sua família a estudar perto de Changan. Aprovou o exame imperial em 800.

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Bai Juyi