Baluchistão

Nesta ocasião, queremos mergulhar no fascinante mundo de Baluchistão. Quer você esteja interessado em aprender mais sobre sua história, entender sua importância na sociedade atual ou simplesmente explorar suas diversas aplicações, este artigo foi elaborado para lhe oferecer uma visão profunda e completa do tema. Através de análises extensas e pesquisas cuidadosas, pretendemos fornecer-lhe informações relevantes e atualizadas que o ajudem a compreender melhor Baluchistão e o seu impacto no mundo que nos rodeia. Não importa o seu nível de conhecimento prévio sobre o assunto, esperamos que este artigo seja informativo, divertido e educativo. Junte-se a nós nesta jornada de descoberta e aprendizado sobre Baluchistão!

Nota: Se procura pela província paquistanesa homônima, consulte Baluchistão (Paquistão).
Mapa do Paquistão e áreas adjacentes com os principais grupos étnicos. Os balúchis estão destacados em rosa.

O Baluchistão (também grafado Balochistão, Belochistão ou Baluquistão) é uma região árida localizada no Planalto Iraniano, no sudoeste e no sul da Ásia, dividida entre o Irão, o Paquistão e o Afeganistão. Compreende a província paquistanesa do Baluchistão, a província iraniana de Sistão-Baluchistão, e a parte meridional do Afeganistão (o chamado Baluchistão Afegão ou Baluchistão do Norte), que inclui as províncias afegãs de Nimruz, Helmand e Kandahar. O Baluchistão faz fronteira com a região histórica do Pashtunistão a norte, a província paquistanesa do Sindh e a região histórica do Punjabe a leste, e o Irã a oeste. Ao sul da sua costa meridional, incluindo a costa de Makran, encontram-se o Mar Arábico e o Golfo de Omã.

A área recebe o nome das numerosas tribos balúchis que a habitam. Os balúchis são um povo iraniano que ocupou a região por volta do ano 1000. Todavia, atualmente são considerados como balúchis todos os naturais da região - mesmo aqueles que não falam a língua balúchi. O pachto, o persa e o brahui também são falados na região.

Ver também

Referências

  1. Forma registrada nos dicionários Houaiss e Aurélio, verbete "balúchi".
  2. Fernandes, Ivo Xavier (1941). Topónimos e Gentílicos. I. Porto: Editora Educação Nacional, Lda. 
  3. Correia, Paulo (Primavera de 2019). «Duxambé, Chechénia e os estados Xã e Chim» (PDF). Sítio web da Direcção-Geral da Tradução da Comissão Europeia no portal da União Europeia. A Folha — Boletim da língua portuguesa nas instituições europeias (n.º 59): 5-14. ISSN 1830-7809. Consultado em 8 de julho de 2019 
  4. Gonçalves, Rebelo (1947). Tratado de Ortografia da Língua Portuguesa. Coimbra: Atlântida - Livraria Editora. p. 18 
  5. Forma registrada por alguns meios de comunicação e instituições multinacionais.
  6. Pillalamarri, Akhilesh (12 de fevereiro de 2016). «A Brief History of Balochistan». The Diplomat 
  7. «Human Rights in Balochistan: A Case Study in Failure and Invisibility». The Huffington Post. 25 de março de 2016