Bandeira da República Centro-Africana

Hoje, Bandeira da República Centro-Africana é um tema de grande relevância e interesse na sociedade atual. Nas suas múltiplas perspectivas, este tema tem gerado debate e captado a atenção de especialistas e pessoas interessadas em compreender as suas implicações. Ao longo da história, Bandeira da República Centro-Africana tem sido objeto de estudo e análise, tendo desempenhado um papel fundamental na tomada de decisões a nível pessoal, profissional e social. Neste artigo exploraremos diversos aspectos relacionados a Bandeira da República Centro-Africana, com o objetivo de oferecer uma visão completa e atualizada de sua importância e relevância no panorama atual.

Bandeira da República Centro-Africana
Bandeira da República Centro-Africana
Proporção 3:2
Adoção 1 dezembro 1958
Notas

A bandeira da República Centro-Africana, adotada em 1 de dezembro de 1958, consiste em quatro faixas horizontais de mesma altura nas cores azul, branca, verde e amarela da parte superior para a inferior. Na faixa azul superior há uma estrela amarela. As faixas são sobrepostas por outra de igual espessura, só que disposta verticalmente no centro da bandeira.

A bandeira foi desenhada por Barthélemy Boganda, o primeiro presidente do território autônomo de Oubangui-Chari, que acreditava que a França e a África "deveriam caminhar juntos".

Simbologia

As cores da bandeira são a combinação das cores da bandeira da França (azul, branco e vermelho) e das cores Pan Africanas, baseadas nas cores da bandeira da Etiópia (vermelho, amarelo e verde). Esta combinação simboliza o respeito e amizade entre europeus e africanos.

A estrela simboliza a indepêndêcia.

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Bandeira da República Centro-Africana