Basílica Pórcia

No artigo de hoje vamos nos aprofundar no fascinante mundo de Basílica Pórcia. Este tema chamou a atenção de muitas pessoas ao longo da história, gerando inúmeras discussões e teorias sobre o assunto. Descobriremos as suas origens, o seu impacto na sociedade atual e como evoluiu ao longo do tempo. Da mesma forma, exploraremos as diferentes perspectivas e opiniões que existem em torno de Basílica Pórcia, proporcionando uma visão global e enriquecedora aos nossos leitores. Temos certeza que este artigo será do interesse de quem deseja adquirir mais conhecimento sobre Basílica Pórcia. Junte-se a nós nesta emocionante jornada de descoberta!

Basílica Pórcia
Basílica Pórcia
Informações gerais
Tipo Basílica
Construção 184 a.C.
Promotor Marco Pórcio Catão
Geografia
País Itália
Cidade Roma
Localização Região VIII - Forum Romanum
Coordenadas 41° 53′ 35,88″ N, 12° 29′ 05,28″ L
Basílica Pórcia está localizado em: Roma
Basílica Pórcia
Basílica Pórcia

A Basílica Pórcia foi a primeira basílica civil construída na Roma Antiga, por obra de Catão, o Velho, em 184 a.C., durante seu mandato como censor e batizada em sua homenagem.

História

O objetivo de Catão era criar um espaço para a administração das leis e para que os comerciantes se encontrassem, mas não sem encontrar oposição no Senado Romano, especialmente da facção de Cipião, o Africano[1]. Ela ficava a oeste da Cúria Hostília, numa terra comprada antecipadamente por Catão e onde estavam lojas e casas privadas. Muitos julgamentos famosos de Roma foi realizados ali.

Em 112 a.C., Lúcio Calpúrnio Pisão julgou ali o conflito entre os habitantes de Ierapetra e seus vizinhos. Em 75 a.C., segundo Plutarco, o jovem Catão Uticense, ainda como tribuno da plebe, realizou seu primeiro discurso.

Ela foi destruída durante o funeral de Públio Clódio Pulcro, em 52 a.C., quando o fogo de sua pira funerária se espalhou da frente da Cúria para a basílica e outros edifícios vizinhos[2]. As ruínas foram provavelmente terraplanadas depois para a permitir novas construções no local. Júlio César posteriormente começou as suas obras no Fórum com a construção de uma nova cúria, Cúria Júlia, e um fórum, Fórum de César, ambos levando seu nome. Durante esta obra, a Basílica Pórcia, construída por um ancestral de seu grande adversário, Catão Uticense, não foi reformada.

Localização

Planimetria do Comício (antes de César)
Em pontilhado, o traçado do Comício arcaico. Em cinza, a silhueta da Cúria Júlia, como indicativo de posição.


Referências

Bibliografia

  • Filippo Coarelli, Guida archeologica di Roma, Verona, Arnoldo Mondadori Editore, 1984. (em italiano)
  • Duret, Luc; Néraudeau, Jean-Paul (2001). Urbanisme et métamorphose de la Rome antique. Col: Realia (em francês). : Les Belles Lettres 
  • Platner, Samuel Ball; Ashby, Thomas (1929). A topographical dictionary of Ancient Rome (em inglês). : Oxford University Press