No artigo de hoje vamos nos aprofundar em Batistério, um tópico/pessoa/evento que tem chamado a atenção de milhões de pessoas em todo o mundo. É importante que compreendamos completamente o que é Batistério e como impactou diferentes aspectos da nossa sociedade. Ao longo deste artigo, exploraremos as origens de Batistério, suas implicações atuais e possíveis desenvolvimentos futuros. Além disso, enfatizaremos a relevância que Batistério tem hoje e como ela influenciou diversas áreas de nossas vidas. Sem dúvida, Batistério é um tema/pessoa/evento que merece ser explorado detalhadamente e estamos entusiasmados em nos aprofundar neste universo fascinante.
O batistério (pré-AO 1990: baptistério)[1] (do latim: baptisterium) é um local específico para a realização do batismo entre os cristãos. Na arquitetura cristã é uma estrutura separada do plano central da igreja que serve para envolver e guarnecer a pia batismal. Este pode ser incorporado ao corpo da igreja ou da catedral e provido de uma capela e altar. Nos primórdios do cristianismo, os catecúmenos eram instruídos e o sacramento do batismo era administrado no batistério.
Os rituais realizados no batistério foram sendo alterado ao longo do tempo e variam, dependendo da confissão religiosa do batisando.
No Brasil é relativamente comum o uso impróprio da palavra batistério em linguagem informal e coloquial para designar o documento que comprova a execução do sacramento do batismo católico, documento este que se denomina simplesmente "certidão de batismo", no registro formal e culto.
A palavra perdeu o p com o Novo Acordo Ortográfico, pois na sequência interior pt, escreve-se a primeira consoante p apenas quando é pronunciada.