Hoje, Bazar é um tópico que abrange uma ampla gama de interesses e preocupações de pessoas de todo o mundo. De questões políticas a avanços tecnológicos, Bazar é um tema que se tornou parte fundamental da sociedade moderna. Com a rápida mudança nas dinâmicas sociais e culturais, Bazar adquiriu um papel maior nas conversas do dia a dia, bem como na tomada de decisões a nível pessoal e coletivo. É por isso que é relevante explorar as diferentes facetas e dimensões de Bazar, bem como compreender o seu impacto nas nossas vidas e no mundo que nos rodeia. Neste artigo, exploraremos algumas das muitas dimensões de Bazar e refletiremos sobre o seu significado no contexto atual.
Um bazar é um mercado, frequentemente coberto, comum em áreas de influência islâmica, mas não exclusivamente. O nome vem da palavra persa bāzār, que por sua vez deriva do pálavi baha-char, que significava "o lugar dos preços"[1].
Em um bazar podem ser encontrados vários tipos de produtos, eventualmente também objetos inusitados ou exóticos, a preços mais baixos. No Brasil é uma pequena loja que normalmente vende: material escolar, papelaria, armarinho, aviamento, produtos de limpeza, artigos domésticos, roupas, produtos descartáveis, ferragens, materiais elétricos , materiais hidráulicos, decoração e alguns artigos para presentes.