Bernardino Luini

Hoje em dia, Bernardino Luini tornou-se um tema de grande relevância e interesse em diversas áreas. O seu impacto não se limita a um único setor, mas abrange uma vasta gama de áreas, desde a tecnologia à saúde, cultura e política. O fenómeno Bernardino Luini tem captado a atenção de milhões de pessoas em todo o mundo, gerando debates, reflexões e ações em torno do seu significado, implicações e potenciais consequências. Neste artigo exploraremos diversas perspetivas sobre Bernardino Luini, analisando a sua evolução, a sua relevância no contexto atual e o seu possível impacto no futuro.

Bernardino Luini
Bernardino Luini
Nascimento década de 1480
Dumenza
Morte 1532
Milão, Lugano
Cidadania Itália
Ocupação pintor
Obras destacadas Villa La Pelucca frescoes, Christ Among the Doctors, Salome with the head of John the Baptist, Salome with the Head of John the Baptist, Besozzi Chapel, Christ being crowned with thorns, Lunettes by Luini from the Casa degli Atellani
Adoração dos Magos

Bernardino Luini (1480/82 - 1532) foi um pintor italiano do norte, pertencente ao círculo de Leonardo da Vinci. Luini e Giovanni Antonio Boltraffio trabalharam com Da Vinci diretamente e muitos de seus trabalhos foram até atribuídos a Leonardo.

Luini nasceu Bernardino de Scapis, em Runo, em Dumenza. Há poucos detalhes sobre sua vida. Em 1500, foi para Milão com seu pai. Estudou com Giovan Stefano Scotto e Ambrogio Bergognone. Em 1509, recebeu uma encomenda para um políptico no Museu Poldi Pezzoli, influenciado por Bernardino Zenale, uma de suas obras mais conhecidas. Quando esteve em Roma, em 1521, influenciou-se também por Melozzo da Forlì.

Morreu em Milão. Seu filho, Aurelio Luini também foi um famoso pintor.

Suas obras podem ser encontradas nos seguintes locais:

Ver também