Campo gravitacional da Lua

Este artigo abordará o tema Campo gravitacional da Lua, que tem ganhado relevância nos últimos tempos devido ao seu impacto em diversos aspectos da sociedade. Desde o seu surgimento, Campo gravitacional da Lua tem captado a atenção de especialistas e do público em geral, gerando debates em torno das suas implicações. Ao longo desta análise serão exploradas as diferentes perspectivas que existem sobre Campo gravitacional da Lua, bem como as suas possíveis consequências a curto e longo prazo. Através de uma abordagem abrangente, procuraremos oferecer uma visão holística de Campo gravitacional da Lua e sua influência em diferentes áreas, com o objetivo de proporcionar ao leitor uma compreensão mais completa deste tema.

O campo gravitacional lunar foi determinado utilizando sinais de rádio emitidos por sondas que orbitaram a Lua utilizando um princípio baseado no efeito Doppler. Apresentam-se anomalias gravitacionais provocadas por grandes concentrações de massa que estão associadas a crateras formado pelo impacto de outros corpos celestes. Estas anomalias influenciam a órbita de sondas e missões tripuladas que levaram a erros de navegação, como as dos testes do Projeto Apollo.

O campo gravitacional lunar equivale a aproximadamente um sexto do campo gravitacional terrestre, sendo a aceleração da gravidade de 1,62 m/s².[1]

Referências

  1. «Aceleração da Gravidade». Observatório Nacional. www.on.br. Consultado em 21 de junho de 2010