Categoria:Dinastia sargônida

Neste artigo, vamos nos aprofundar no fascinante mundo de Categoria:Dinastia sargônida. Quer você seja um fã de história, um amante da literatura, um fã de música ou apenas interessado em aprender algo novo, Categoria:Dinastia sargônida tem algo a oferecer para todos. Exploraremos suas origens, seus impactos na sociedade contemporânea e seus possíveis desenvolvimentos futuros. Das raízes ancestrais à relevância atual, Categoria:Dinastia sargônida é um tema que nunca deixa de surpreender e fascinar quem se aprofunda no seu estudo. Prepare-se para mergulhar em uma viagem emocionante por este universo emocionante!

Artigos relacionados à dinastia sargônida (722–609 a.C.), a última dinastia governante da Assíria, governando como reis da Assíria durante o Império Neoassírio por pouco mais de um século, desde a ascensão de Sargão II (r. 722–705 a.C.) até a queda da Assíria. Embora a Assíria ruísse durante seu governo, a dinastia sargônida governou o país durante o ápice de seu poder e os três sucessores imediatos de Sargão II, Senaqueribe (r. 705–681 a.C.), Assaradão (r. 681–669 a.C.) e Assurbanípal (r. 669–631 a.C.) são geralmente considerados como três dos maiores monarcas assírios. Embora a dinastia abranja sete reis assírios, dois reis vassalos na Babilônia e numerosos príncipes e princesas, o termo "sargônidas" às vezes é usado apenas para Senaqueribe, Assaradão e Assurbanípal.

Apesar da dinastia sargônida incluir apenas os reinados de alguns reis, seu governo viu as fronteiras do império crescerem para abranger todo o Antigo Oriente Próximo, o Mediterrâneo Oriental, a Ásia Menor, o Cáucaso e partes da península arábica e do norte da África, e eles testemunharam a subjugação de rivais como Babilônia, Elão, Pérsia, Urartu, Lídia, Média, Frígia, Cimérios, Israel, Judá, Fenícia, Caldeia, Canaã, o Império Cuxita, os árabes e o Egito, como rivais da Assíria, foram completamente conquistados ou feitos vassalos.