Cedro de Barrocas

Neste artigo vamos explorar o fascinante mundo de Cedro de Barrocas. Quer se trate da vida de uma figura histórica, de um tema atual, de uma data importante ou de qualquer outro tema relevante, Cedro de Barrocas é um tema que sem dúvida capta a nossa atenção. Nessa linha, vamos nos aprofundar em sua importância, analisar suas implicações e descobrir porque Cedro de Barrocas é tão relevante nos dias de hoje. Junte-se a nós nesta jornada de descoberta e surpreenda-se com tudo o que temos para aprender sobre Cedro de Barrocas.

Cedro de Barrocas é o limite do perímetro urbano da cidade de Barrocas no sentido Barrocas-Teofilândia, no estado da Bahia.

História

Localizado a aproximadamente 193 km de Salvador, com altitude média de 350m no limite leste da cidade de Barrocas, Cedro foi fundado ao mesmo instante que o povoado que deu origem à cidade de Barrocas era construído devido à linha férrea que passa pelo município, ambos com predominância da família Queiroz. Foi nomeado "Cedro" devido à grande quantidade dessas árvores no local.

Propriedades

Decorridos quatro anos da emancipação de Barrocas, o perímetro urbano da cidade foi expandido cerca de dois quilômetros para as áreas circunvizinhas; expansão essa na qual foram incorporados Cedro e Santa Rosa.

É um dos principais locais turísticos da cidade devido aos pontos de lazer e culinária, beneficiamento de sisal e comemorações típicas como o Carnaval, São Pedro Municipal e eventos do Parque de Vaquejada David Cordeiro; é procurado com frequência para aquisição de imóveis, já que é referido como um dos locais mais seguros de Barrocas.

Reconhecimento Industrial

Cedro é um dos locais na região do sisal pertencentes a Barrocas onde ocorre importação, beneficiamento e exportação de sisal. O sisal é exportado para diversas cidades da região sisaleira e para alguns estados do Brasil.

Cedro também conta com fabricas de tapetes de sisal e tapetes sintéticos.

Localização

Ligações externas

  • Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.