Cetego

Neste artigo, mergulharemos no mundo de Cetego para explorar suas diversas facetas e descobrir sua importância em diferentes contextos. Ao longo da história, Cetego desempenhou um papel fundamental na vida das pessoas, impactando a forma como nos relacionamos, trabalhamos e funcionamos na sociedade. Desde as suas origens até à sua relevância hoje, Cetego tem sido objeto de estudo e debate, gerando inúmeras interpretações e opiniões. Através deste artigo, propomos analisar e refletir sobre Cetego, desvendando os seus aspectos mais relevantes e oferecendo um olhar crítico e abrangente que nos permite compreender o seu verdadeiro alcance.

Cetego (em latim: Cethegus) foi um senador bizantino do século VI, ativo durante o reinado do imperador Maurício (r. 582–602).

Vida

Cetego era um homem claríssimo, esposo de Flora. No final de 598, ele e sua esposa enviaram Máximo à Sicília para tratar de assuntos seus e requereram que 4,5 quilos de ouro fossem pagos ao bispo Basílio de Cápua, que foi exilado. Papa Gregório I (r. 590–604) ordenou ao bispo João de Siracusa que a soma fosse dada a Basílio e Máximo. Os autores da PIRT sugerem que Cetego era membro de uma família senatorial e que era aparentado com Basílio.

Referências

  1. Martindale 1992, p. 279.

Bibliografia

  • Martindale, John Robert; Arnold Hugh Martin Jones; J. Morris (1992). «Cethegus». The Prosopography of the Later Roman Empire, Volume III: A.D. 527–641. Cambrígia e Nova Iorque: Imprensa da Universidade de Cambrígia. ISBN 978-0-521-20160-5