Chinatown

No mundo de hoje, Chinatown é um tópico que tem chamado a atenção de pessoas em todos os lugares. Do seu impacto na sociedade às suas implicações na vida quotidiana, Chinatown é um tema que não podemos ignorar. À medida que nos aprofundamos neste artigo, exploraremos as diferentes facetas de Chinatown e sua influência em diferentes aspectos da vida. Desde as suas origens até à sua evolução ao longo do tempo, mergulharemos numa análise detalhada que nos permitirá compreender melhor a importância de Chinatown no mundo de hoje. Junte-se a nós nesta jornada para descobrir tudo o que você precisa saber sobre Chinatown.

 Nota: Para o filme homônimo de 1974, veja Chinatown (filme).
A Chinatown de Montreal.

Uma Chinatown é uma região urbana que contém uma grande população de chineses dentro de uma sociedade não-chinesa.[1] Mais comumente achados na América do Norte (Canadá e Estados Unidos), podem ser encontrados também em certas cidades na Europa e na Austrália.[2] No Canadá e dos Estados Unidos as Chinatowns foram criadas no século XIX, como o resultado de leis discriminatórias que proibiam a venda de terra a chineses ou restringiam tal venda a uma determinada área da cidade, segregando os chineses do resto da sociedade.[3] Em Paris a Chinatown foi criada na Primeira Guerra Mundial como uma forma de substituir os trabalhadores franceses que lutavam na guerra. No Reino Unido as Chinatowns costumam não se concentrar apenas em um bairro, mas em várias regiões da cidade, principalmente em áreas comerciais,cultivando sua cultura e comidas.

Chinatown de Nova Iorque.

No filme A Hora do Rush estrelado por Chris Tucker, e Jackie Chan, é possível ver o local onde o Detetive James Carter (Chris Tucker) fala para Lee (Jackie Chan), "Nunca fui à China, mas tenho certeza que esse lugar é igualzinho" referindo-se à Chinatown de Los Angeles.[4] No filme Os Aventureiros do Bairro Proibido as cenas são em relação a Chinatown de São Francisco. No filme RED - Aposentados e Perigosos, quando Frank Moses (Bruce Willis) vai com a "namorada" Sarah (Mary-Louise Parker) descobrir um assassinato de uma jornalista.

Referências

  1. «CHINATOWN FACT SHEET» (PDF) (em inglês). Explore Chinatown 
  2. REIMERS, David M. (1992). Still the Golden Door: The Third World Comes to America. : Columbia University Press 
  3. «The History of New York's Chinatown» (em inglês). ny.com 
  4. «Memorable quotes for "Rush Hour"» (em inglês). IMDb 
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Chinatown