Neste artigo iremos explorar o fascinante mundo de Ciência Ilustrada e todas as dimensões que o rodeiam. Das suas origens ao seu impacto hoje, mergulharemos numa viagem que nos levará à descoberta das suas múltiplas facetas e possíveis interpretações. Ciência Ilustrada é um tema que tem despertado o interesse de muitas pessoas ao longo da história, e neste artigo tentaremos esclarecer seus mistérios e desvendar seus possíveis significados. Prepare-se para entrar em um universo cheio de surpresas e descobertas, enquanto exploramos juntos tudo o que Ciência Ilustrada tem a oferecer. Não o perca!
Ciência Ilustrada foi uma importante revista brasileira de divulgação científica e tecnológica publicada e distribuída pela Editora Abril entre 1969 e 1972, surgiu na sequência da igualmente importante revista Tecnirama publicada no período de 1968 a 1969 pela Editora Três mas esta era totalmente impressa na Argentina pela Editora Codex. Diferiam no visual pois a revista Tecnirama era totalmente composta em arte gráfica e também na origem pois a revista Ciência Ilustrada tinha conteúdo de origem italiana pela Fratelli Fabbri Editore de Milão e a revista Tecnirama era baseada na revista Understanding Science da editora inglesa Sampson Low Publications e foi lançada na primeira metade da década de 1960.
Do sucesso editorial destas publicações abriu-se espaço comercial para um projeto totalmente nacional de uma coleção de cinquenta biografias, com um correspondente kit de experimento, denominada 'Os Cientistas'. Foi concebida por renomados cientistas brasileiros sendo impressa e distribuída pela Editora Abril a partir de 1972.
Reedições da Ciência Ilustrada ocorreram em 1981 e 1984 entretanto a revista vendia cerca de 80 mil exemplares, o número foi considerado baixo pela editora e a revista foi cancelada. Em 1987, a editora adquiriria a licença da revista espanhola Muy Interessante, que daria origem a Superinteressante[1] que não acompanha o alto nível e a seriedade científica das publicações anteriores.