Clavinet

Hoje, queremos abordar um tema que hoje é de grande importância: Clavinet. Seja pelo seu impacto na sociedade, pela sua relevância histórica ou pela sua influência em diferentes áreas, Clavinet tem captado a atenção de milhões de pessoas em todo o mundo. Ao longo deste artigo exploraremos diferentes aspectos relacionados a Clavinet, desde sua origem até suas implicações no mundo atual. Analisaremos a sua importância, as suas possíveis consequências e as diferentes perspectivas que existem a este respeito. Não importa se você é um especialista no assunto ou simplesmente está curioso para saber mais sobre o assunto, este artigo lhe dará uma visão detalhada e enriquecedora de Clavinet.

Um clavinete da Hohner,
modelo D6

O clavinet (no Brasil também chamado de clavinete) é um instrumento de teclas, derivado do cembalet, criado em 1950 por Ernst Zacharias, inventor e músico.

O modelo mais famoso do clavinet é o D6 da Hohner, popularizado por numerosos músicos, dentre os quais Stevie Wonder e Bob Marley. Trata-se de um instrumento electro-acústico com 60 cordas internas e dois conjuntos de captadores (pickups) magnéticos abrangendo todas as cordas, superiormente e inferiormente. O som captado é encaminhado para um pré-amplificador o qual permite várias combinações de ligação dos captadores, alterando assim o timbre produzido. As teclas, quando premidas, irão pressionar cada corda contra um batente, fazendo este vibrar, sendo que o comprimento útil (vibracional) da corda é menor do que o seu comprimento total. A parte não vibracional das cordas é usada como abafador através de uma espessa que fica entrelaçada nas mesmas, impedindo a sua vibração quando largadas as teclas e também que vibrem por simpatia quando em repouso.

Ligações externas

Referências

  1. Microtesauro em Música: Teoria e Prática, trabalho de conclusão de curso (Biblioteconomia, UnB, 2008) de Romélio Lemos Lustoza de Souza