Comodato

Neste artigo, o tema Comodato será abordado sob diferentes perspectivas com o objetivo de aprofundar seu significado, importância e repercussões na sociedade atual. Várias pesquisas e opiniões de especialistas serão exploradas para compreender completamente o impacto que Comodato tem em diferentes áreas da vida diária. Além disso, serão analisados ​​casos específicos e exemplos ilustrativos que ajudarão a contextualizar a relevância de Comodato no contexto atual. Ao longo do artigo buscaremos oferecer uma visão abrangente e completa de Comodato, de forma a proporcionar ao leitor uma compreensão clara e profunda deste tema tão relevante nos dias de hoje.

Um comodato (commodatum), também conhecido como empréstimo para uso,[1] no direito civil e no direito escocês, é um empréstimo gratuito; um empréstimo, ou concessão gratuita de qualquer coisa móvel ou imóvel, por um certo período de tempo, com a condição de devolver ao indivíduo nas mesmas condições ao fim do prazo.

É um tipo de empréstimo, ou contrato, com uma diferença: o comodato é grátis e não transfere a propriedade; o objeto em questão deve ser devolvido em essência, e sem deterioração, então objetos que sofrem depreciação pelo uso ou pelo tempo não podem ser objetos de um comodato, mas de um empréstimo, pois, embora possam ser devolvidos em espécie, não podem ser identificados.

Referências

  •  Este artigo incorpora conteúdo da edição de 1728 da Cyclopaedia, uma publicação agora em domínio público.
  • Webster's Revised Unabridged Dictionary (1913)