Cordilheira de San Blas

Neste artigo exploraremos os diferentes aspectos relacionados a Cordilheira de San Blas, investigando sua importância hoje e sua relevância ao longo do tempo. Das suas origens ao seu impacto na sociedade atual, analisaremos as muitas facetas de Cordilheira de San Blas e a sua influência em diversas áreas, como a cultura, a economia, a política e a vida quotidiana. Através de uma abordagem multidisciplinar, examinaremos como Cordilheira de San Blas evoluiu e se adaptou às mudanças do mundo moderno, e como continua a ser um tema de interesse e debate hoje. Através de uma análise detalhada e crítica, este artigo procura lançar luz sobre os muitos aspectos de Cordilheira de San Blas e suas implicações para o presente e o futuro.

A Cordilheira de San Blas ou Serra de San Blas, é um sistema montanhoso localizado a nordeste de Panamá[1], ou seja, localiza-se na parte oriental do país, considerando-se que no centro dele, encontra-se o Canal do Panamá como "mediatriz" do território, e se estende para este sobre a província de Panamá e a Comarca de Kuna Yala; de fato esta corrente montanhosa forma a fronteira sobre ambos territórios.

Esta cordilheira se encontra muito cerca do mar do Caribe e não possui grandes elevações (sua maior altura é o Cerro Cartí, 748 m); é onde fica a nascente do rio Bayano e outros tais como o rio Cartí Grande, o rio Cañita, rio Diablo, entre outros. Mais a este, une-se com a serra do Darién, em onde se estende pela província de Darién até a fronteira terrestre entre Colômbia e Panamá.

Ver também

Referências

  1. «Cordilheira de San Blas». VIAF (em inglês). Consultado em 25 de novembro de 2019 

Ligações externas