No mundo de hoje, Corifeu tornou-se um tema de grande relevância e interesse para uma grande variedade de pessoas. Desde o seu impacto na sociedade até à sua influência na economia, Corifeu tem gerado inúmeros debates e gerado interesse crescente no seu estudo e compreensão. Neste artigo exploraremos diferentes aspectos relacionados a Corifeu, analisando sua importância, suas implicações e sua evolução ao longo do tempo. Qual é o papel de Corifeu hoje? Qual tem sido o seu impacto nas diversas esferas da vida? Estas e outras questões serão abordadas de forma a proporcionar uma visão completa e detalhada deste tema tão relevante nos dias de hoje.
Este artigo não cita fontes confiáveis. (Fevereiro de 2014) |
O corifeu (grego κορυφαῖος koryphaîos, de κορυφή koryphḗ́, 'o topo da cabeça', o que ocupa o lugar mais alto), nas antigas tragédias e comédias do teatro grego, era o chefe do coro, aquele que enunciava partes isoladas do texto e que podia dialogar com os atores. O corifeu e o coro são elementos fundamentais do teatro grego.
Para entreter os participantes das festas bacantes, ajudando a passar o tempo, eram organizadas pequenas encenações, ora dramáticas, ora satíricas, coordenadas por um corifeu. Este torna-se um personagem chave na deflagração da encenação, apresentando-se como o mensageiro de Dionísio. Acompanhava-o um coro que tinha a função de externar, por gestos e passos ensaiados, os momentos de alegria ou de terror que permeavam a narrativa.