Costas (anatomia)

Hoje queremos nos aprofundar em um tema que preocupa a todos nós: Costas (anatomia). Quer estejamos a falar da importância de Costas (anatomia) no nosso dia a dia, ou dos desafios que Costas (anatomia) enfrenta no mundo moderno, é um tema que merece a nossa atenção. Desde as suas origens até ao seu impacto na sociedade atual, Costas (anatomia) oferece-nos infinitas possibilidades de reflexão e aprendizagem. Portanto, é fundamental explorarmos este tema em profundidade, analisando as suas diferentes facetas e procurando tirar conclusões que nos permitam compreender melhor a sua relevância no nosso quotidiano.

Costas


Identificadores
Latim Dorsum humanum

A costa é a grande área posterior do corpo humano, erguendo-se do alto das nádegas até a base do pescoço e os ombros. Ela se constitui na superfície oposta ao peito, sendo sua altura definida pela coluna vertebral (comumente denominada "espinha" ou "espinha dorsal") e sua largura sendo suportada pela caixa torácica e ombros. O canal medular passa através da coluna vertebral e provê nervos para o resto do corpo.

Em acréscimo à sua óbvia importância fisiológica, esta parte da anatomia humana também desenvolveu uma importância social e artística, servindo como a maior tela para a arte corporal no corpo humano.

Referências