No mundo Cruz nórdica, existem inúmeros aspectos fascinantes e relevantes que merecem ser explorados e compreendidos. Desde o seu impacto na sociedade até à sua evolução ao longo do tempo, Cruz nórdica capturou o interesse e a curiosidade de inúmeras pessoas em todo o mundo. Com uma história rica e variada, Cruz nórdica continua a ser tema de debate e discussão em múltiplas áreas, desde a ciência e tecnologia à cultura popular e às artes. Neste artigo iremos nos aprofundar no fascinante mundo de Cruz nórdica, explorando suas origens, sua influência e sua relevância hoje.
Este artigo não cita fontes confiáveis. (Novembro de 2014) |
Cruz nórdica ou cruz escandinava é um padrão de bandeiras normalmente associadas aos países da Escandinávia nos quais tiveram origem. Todos os países nórdicos adotaram esse tipo de bandeiras.
A cruz simboliza o cristianismo e apresenta-se estendida de uma extremidade à outra da bandeira com a parte vertical da cruz chegada à tralha, ao contrário de outras bandeiras em que a cruz é centrada (conhecida como a cruz grega).
A primeira bandeira a surgir com esse design foi a bandeira da Dinamarca; subsequentemente, a Suécia, Noruega, Finlândia, Islândia e algumas das suas subdivisões aplicaram esse padrão às suas bandeiras. A bandeira Norueguesa foi a primeira bandeira a apresentar três cores, embora as bandeiras partilhem esse padrão, cada uma tem a sua história e simbolismo próprios.
Mesmo sendo bastante semelhantes, as proporções entre as diferentes bandeiras podem variar e por vezes até em versões distintas da mesma bandeira.