No artigo de hoje vamos nos aprofundar no tema DNTP, assunto que tem gerado debate e polêmica nos últimos tempos. Desde as suas origens até a atualidade, DNTP tem sido objeto de estudo de especialistas da área, que dedicaram inúmeras horas de pesquisa ao seu entendimento. Ao longo deste artigo examinaremos diferentes aspectos relacionados a DNTP, desde seu impacto na sociedade até as possíveis soluções e alternativas que foram propostas. É nosso objetivo fornecer uma visão holística e completa de DNTP, oferecendo ao leitor uma análise detalhada e rigorosa que permita uma compreensão profunda deste tema tão relevante nos dias de hoje.
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Novembro de 2020) |
Os Desoxirribonucleotídeos Fosfatados dNTP's são nucleotídeos do DNA formados por: Uma base azotada (Adenina, Citosina, Guanina e Timina), um açúcar (desoxirribose) e 3 grupos fosfato.
Geralmente são utilizados na técnica do PCR(Polymerase Chain Reaction). Após a fase da Desnaturação (Desnaturation) do DNA e do "Anelamento" (Annealing), ocorre o uso dos dNTPs na extensão das novas cadeias de DNA. Durante essa fase, os dNTPs ficam por 2 minutos a 72 graus Célsius. Na realidade, os dNTPs serão a matéria prima das novas cadeias formadas durante o PCR. Vale lembrar que após o período de Extensão há uma volta aos processos de Desnaturation e Annealing, se repetindo em ciclos.
Podem ser obtidos na forma liofilizada ou de soluções aquosas neutralizadas. Eles são estáveis a -20°C por muitos meses, mas o pó deve ser neutralizado com KOH (hidróxido de potássio) antes do seu uso. A faixa de concentração ótima deve estar entre 20 e 200µM. Apesar da quantidade ideal de dNTPs para suportar os inúmeros ciclos de polimerização, o seu excesso pode acarretar na diminuição da especificidade. Quando existem baixos níveis de dNTPs, a Taq DNA-polimerase catalisa a polimerização com mais precisão.
SALES, Pedro Henrique Dias. Reação em Cadeia de Polimerase (PCR) e suas aplicações. Monografia. 1ªed. Belo Horizonte, Minas Gerais. 2006