Douglas (Ilha de Man)

Este artigo abordará o tema Douglas (Ilha de Man), que representa um aspecto fundamental na vida das pessoas. Desde tempos imemoriais, Douglas (Ilha de Man) tem sido objeto de estudo, debate e reflexão, devido ao seu impacto em diversas áreas da sociedade. Ao longo da história, Douglas (Ilha de Man) desempenhou um papel crucial no desenvolvimento da humanidade, influenciando a forma como as pessoas interagem, pensam e se relacionam entre si. Portanto, é fundamental aprofundar-se nos diferentes aspectos que Douglas (Ilha de Man) abrange, desde as suas origens até a sua relevância hoje, para compreender a sua importância e significado no contexto contemporâneo.

 Nota: Se procura outras acepções, veja Douglas (desambiguação).
Douglas
Nome local
(gv) Doolish
Geografia
País
Sheading
Middle (en)
Capital de
Coordenadas
Demografia
População
27 938 hab. ()
Funcionamento
Estatuto
district of the Isle of Man (d)
Geminação
Ballymoney (en)
História
Fundação
Identificadores
Código postal
IM1 / IM2
Prefixo telefônico
01624
Website
Mapa

Douglas (em manês Doolish) é a capital e maior cidade da Ilha de Man. É o principal ponto da ilha para negócios, finanças, transportes e diversão. É também a sede do governo autónomo da Ilha de Man.

Tem uma população de 28 939 pessoas (censo de 2011), correspondendo a quase um terço da população da ilha.

O seu nome tem origem na união de dois rios, o Dhoo e o Glass.

A cidade é provavelmente conhecida por ser a terra natal dos integrantes do grupo pop rock Bee Gees.

História

Douglas (Doolish)

Em 1861, a localidade de Douglas foi descrita por Thomas Denton como "o lugar de melhor resort da Ilha de Man". Em 1705 a cidade começa a emergir, com suas construções ganhando importância. No próximo meio século, a cidade passou a abrigar casas de importantes comerciantes e um pier. Com o florescimento da "Corrida comercial", a cidade passou a atuar como porto para o novo mundo numa espécie de cooperação com o também em meteórico crescimento porto de Liverpool.