Economia de escopo

No mundo de hoje, Economia de escopo é um tópico que chamou a atenção de milhões de pessoas em todo o mundo. Desde o seu impacto na sociedade até às suas implicações na esfera económica e política, Economia de escopo é um tema que não deixa ninguém indiferente. À medida que se desenvolve e evolui, as opiniões sobre Economia de escopo variam da admiração à controvérsia, gerando debates apaixonados e provocando profunda reflexão. Neste artigo iremos analisar diferentes aspectos de Economia de escopo e explorar o seu significado na vida das pessoas, bem como a sua influência na sociedade em geral.

Em economia, diz-se que existe economia de gama quando é mais barato produzir dois produtos juntamente (produção conjunta) do que produzi-los separadamente na produção. Um fator de importância particular para explicar economias de gama é a presença de matérias-primas comuns na fabricação de dois, três ou mais produtos, assim como as complementaridades na sua produção.

Economia de escopo existe numa empresa quando o valor dos produtos e serviços que ela vende aumenta como uma função do número de negócios que ela opera. O termo "escopo", nessa definição, refere-se à variedade de negócios que uma empresa diversificada opera. Por essa razão, somente empresas diversificadas podem, por definição, explorar economias de escopo.

Referências

  • Kupfer & Hasenclever (2002)

Ver também

Economia de escala