El Pescaílla

Neste artigo vamos explorar El Pescaílla sob uma perspectiva completamente nova, analisando seus aspectos mais relevantes e suas implicações em diferentes contextos. El Pescaílla tem sido objeto de interesse e debate em diversas disciplinas e sua importância é inegável no mundo atual. Desde o seu impacto na sociedade até à sua influência na cultura popular, El Pescaílla é um tema que merece um exame atento para compreender o seu verdadeiro significado e alcance. Ao longo destas páginas, iremos desvendar os mistérios que cercam El Pescaílla e tentar lançar luz sobre as suas muitas facetas, permitindo ao leitor embarcar numa fascinante viagem de descoberta e introspecção.

El Pescaílla
Nascimento Antonio González Batista
3 de março de 1925
Barcelona
Morte 12 de novembro de 1999 (74 anos)
Alcobendas
Sepultamento Cemitério de La Almudena
Cidadania Espanha
Cônjuge Lola Flores
Filho(a)(s) Lolita Flores, Rosario Flores, Antonio Flores
Ocupação cantor, guitarrista, compositor
Instrumento voz
Causa da morte câncer de fígado

Antonio Gonzáles Batista, mais conhecido como El Pescaílla ou Pescadilla (Barcelona, 3 de março de 1925[1]Alcobendas[2], 12 de novembro de 1999) foi cantor e guitarrista de flamenco e rumba e é considerado o criador da rumba catalana.

Biografia

Foi casado com Dolores Amaya, com quem teve uma filha. E em 27 de outubro de 1957, casou-se novamente com Lola Flores, então grávida de três meses. Com ela, teve três filhos que também fizeram carreira na música: Dolores (ou Lolita), Antonio e Rosário.

Em Madrid, em novembro de 1999 faleceu com hepatite aos 73 anos de idade.


  1. Tomás, Helena (3 de março de 2021). «Lolita y Rosario recuerdan a su padre 'El Pescailla' con estas emotivas palabras». vanitatis.elconfidencial.com (em espanhol). Consultado em 16 de agosto de 2024 
  2. Moraleja, Tribuna de la. «Rosario Flores vende por 2 millones "El Lerele", la casa de la familia en La Moraleja». Tribuna de la Moraleja (em espanhol). Consultado em 16 de agosto de 2024