Endogenia

Neste artigo, iremos nos aprofundar no fascinante mundo de Endogenia. Seja explorando a vida e obra de uma figura histórica, analisando um tema de relevância atual ou explorando os acontecimentos que marcaram um momento chave da história, Endogenia oferece-nos infinitas possibilidades de adquirir conhecimento, refletir e enriquecer a nossa compreensão do mundo que nos rodeia. . Ao longo destas linhas, mergulharemos nos detalhes, exploraremos diferentes perspectivas e, em última análise, esperamos criar uma experiência enriquecedora para o leitor. Junte-se a nós nesta emocionante jornada em busca de conhecimento sobre Endogenia!

 Nota: Este artigo é sobre um processo biológico. Para o fenômeno geológico, veja Processo endógeno.

Substâncias e processos endógenos são aqueles que originam-se de dentro de um organismo, tecido, ou célula.[1]

Elementos virais endógenos (EVEs) são sequências de DNA derivadas de vírus que estão ancestralmente inseridos nos genomas de célula germinativas. Estas sequências, que podem ser fragmentos de vírus, ou genomas virais inteiros (provirus) podem persistir na linha germinal, passando de uma geração para outra como alelos hospedeiros.

Os processos endógenos incluem a senescência, o ciclo menstrual e os ritmos circadianos auto-sustentados de plantas e animais.

Em alguns sistemas biológicos, a endogeneidade refere-se ao conteúdo de DNA (geralmente em procariotas). No entanto, devido à homeostase, o discernimento entre as influências internas e externas é muitas vezes difícil.

Fatores de transcrição endógenos refere-se àqueles que são fabricados pela célula, em oposição aos fatores de transcrição clonados.

Etimologia

A palavra endógeno /ɛnˈdɒɪnəs/ derivva do grego antigo ἐνδο-, "dentro" e -γενής, "vindo de".

Ver também

Referências

  1. «Endogenous | Define Endogenous at Dictionary.com». Dictionary.reference.com. Consultado em 11 de julho de 2011