Endosperma

No mundo de hoje, Endosperma tornou-se um tópico de interesse cada vez mais relevante. Quer falemos de tecnologia, ciência, política, economia ou qualquer outra área, Endosperma desempenha um papel fundamental nas nossas vidas. Com o avanço da sociedade e o desenvolvimento de novas ideias, Endosperma adquiriu uma importância que não pode ser ignorada. Neste artigo exploraremos as diferentes facetas de Endosperma, analisando seu impacto em vários aspectos da vida cotidiana. Desde a sua origem até a evolução atual, Endosperma tem sido tema de constante discussão no mundo contemporâneo.

Partes do fruto
Partes do <a href="https://sapientiapt.com/Fruto" title="Fruto">fruto</a> numa drupa como no caso do pêssego. Carregue nos nomes para navegar.SementePericarpoEndospermaEmbriãoTegumentoSementeEndocarpoMesocarpoEpicarpoPericarpo
Partes do <a href="https://sapientiapt.com/Fruto" title="Fruto">fruto</a> numa drupa como no caso do pêssego.
Numa drupa como no caso do pêssego.

O endosperma (albume ou albúmen[1]) é um tecido vegetal que se encontra nas sementes de muitas angiospermas, e também nas gimnospermas (gênero Ephedra, do filo Gnetophyta com características mais próximas das angiospermas).

É um tecido de natureza triploide (com três conjuntos cromossómicos = 3n), no caso das angiospérmicas, ou haploide, no caso das gimnospérmicas.[2] Em alguns casos também poderá ser diploide, em angiospérmicas.[3]

Angiospérmicas

É formado pela união dos dois núcleos polares do óvulo com um dos núcleos do gameta masculino. Após a fecundação, as sinérgides e as antípodas sofrem degeneração. O zigoto sofre várias divisões mitóticas, dando origem ao embrião, e o núcleo triplóide, também por divisões mitóticas, dá origem ao endosperma, tecido triplóide que muitas vezes acumula reservas nutritivas, utilizadas pelo embrião durante seu desenvolvimento.

Com o desenvolvimento do embrião, os tecidos do óvulo tornam-se desidratados e os envoltórios do óvulo, impermeáveis. Neste ponto, a estrutura toda passa a ser chamada de semente. Assim , a semente nada mais é do que o ovócito fecundado e desenvolvido.

Em algumas angiospermas, o endosperma é digerido pelo embrião antes de entrar em dormência. O endosperma digerido é transferido e armazenado geralmente nos cotilédones, que se tornam, assim ricos em reservas nutritivas. Isto ocorre, por exemplo, em feijões, ervilhas e amendoins.

Tipos de endosperma

O endosperma pode ser sulcado ou irregular, sendo denominado endosperma ruminado, uma característica comum a 32 famílias de angiospermas.

Referências

  1. Dicionário Aurélio, verbetes albume, albúmen e endosperma)
  2. Timir Baran Jha, Plant Tissue Culture: Basic and Applied. Universities Press, 01/01/2005 - 206 páginas
  3. Williams, J.H. and W.E. Friedman. 2002. Identification of diploid endosperm in an early angiosperm lineage. Nature 415: 522-526