Hoje em dia, Enhanced Versatile Disc é um tema que tem ganhado grande relevância na sociedade atual. Com o avanço da tecnologia e da globalização, Enhanced Versatile Disc tornou-se um elemento fundamental no dia a dia das pessoas. Desde o seu impacto no local de trabalho até à sua influência no entretenimento e na cultura, Enhanced Versatile Disc posicionou-se como um tema de interesse geral que não deixa ninguém indiferente. Neste artigo exploraremos a importância e o impacto de Enhanced Versatile Disc em diversas áreas, analisando as suas implicações e refletindo sobre o seu futuro num mundo cada vez mais conectado e interdependente.
Este artigo não cita fontes confiáveis. (Outubro de 2016) |
Enhanced Versatile Disc (EVD) é um formato de áudio e vídeo digital baseado em mídia óptica desenvolvida na China com o objetivo de substituir o DVD e eliminar os custos com o pagamento de royalties. O EVD possui a capacidade de armazenar vídeos em alta-definição, recurso indisponível no DVD.
O EVD foi anunciado pela primeira vez em 18 de novembro de 2003 pela agência de notícias estatal chinesa Xinhua. A China começou o desenvolvimento da tecnologia em 1999. Após disputas judiciais entre a On2 Technologies, desenvolvedora do codec utilizado no padrão, e o consórcio Beijing E-World, responsável pelo formato EVD, o desenvolvimento do formato parece ter sido interrompido, mesmo já tendo sido proposto ao governo chinês como padrão.
Após a disputa contratual em 2004, pouco se ouviu sobre o EVD até 6 de dezembro de 2006, quando 20 empresas chinesas de eletrônicos demonstraram 54 protótipos de reprodutores de EVD, anunciando sua intenção de trocar completamente para o formato em 2008, como um esforço para reduzir a dependência de produtos e tecnologias estrangeiras, além de estabelecer um mercado para o produto. Apesar da indústria já ter se esforçado anteriormente, nunca houve tanto apoio como dessa vez.
Especula-se que, atualmente, nenhum EVD esteja codificando conteúdo em resolução HDTV, ou que exista um bloqueio que esteja prevenindo que os discos sejam reproduzidos na sua resolução completa. O formato não é mais vendido pela Livraria Xinhua em Wuhan, devido ao baixo número de vendas.