Estação de Pelotas

Neste artigo exploraremos detalhadamente Estação de Pelotas, tema que teve impacto significativo em diversos aspectos da sociedade contemporânea. Desde o seu surgimento, Estação de Pelotas tem captado a atenção de académicos, especialistas na área e do público em geral, gerando debate e interesse em torno das suas implicações. Ao longo dos anos, Estação de Pelotas evoluiu e adquiriu novas nuances, tornando-se uma referência que marcou um antes e um depois em diversas áreas. Através de uma análise abrangente, examinaremos as diferentes dimensões de Estação de Pelotas, desde a sua origem até à sua relevância hoje, bem como o seu possível foco futuro. Além disso, abordaremos as diversas perspetivas e opiniões que surgiram em torno deste fenómeno, com o objetivo de proporcionar uma visão abrangente e enriquecedora de Estação de Pelotas.

Estação de Pelotas
Estação de Pelotas
A estação de Pelotas no início do século XX.
Uso atual Reformada
Linha Linha Cacequi-Marítima
Código RS-0448
Informações históricas
Inauguração 2 de dezembro de 1884 (140 anos)
Fechamento Década de 90
Localização
Localização Pelotas, Rio Grande do Sul

A Estação Ferroviária de Pelotas é uma estação de trem do município brasileiro de Pelotas, no Rio Grande do Sul, conhecido como "Princesa do Sul" ou "Capital do Charque". Começou a ser construída no ano de 1881 e inaugurada em 2 de dezembro de 1884 por um consórcio francês. Em 1920 a mesma passou para o controle da VFRGS (Viação Férrea do Rio grande do Sul), empresa que administrava todas as linhas do estado. Este prédio fazia parte da Linha Cacequi-Marítima, que era composta pelas estações das cidades de Bagé (Gado), Pelotas (Charque) e Rio Grande (Porto) e formavam o tripé econômico da metade sul do estado.

No ano de 1959, ela foi transferida para a RFFSA (Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima) que a administrou até 1996, quando a mesma foi desativada para o transporte de passageiros. A reforma do prédio foi concluída e o mesmo foi entregue a população no dia 15 de Dezembro de 2014. No local funciona o Procon, o Cerest (Centro de Referencia em Saúde do Trabalhador), além da sede do Instituto Histórico e Geográfico de Pelotas - IHGPEL. Mesmo estando desativada para o transporte de passageiros, a Estação ainda possui, em seu pátio, uma sede de apoio da Rumo Logística. Em 2020, a Prefeitura Municipal revitalizou novamente o prédio da Estação, com nova iluminação noturna, pintura, pavimentação do entorno e instalação de bancos e bicicletários.

Ligações externas