Neste artigo vamos nos aprofundar no tópico Eusapia Palladino. Eusapia Palladino é um tema que tem gerado grande interesse em diversas áreas da sociedade, da política à ciência. Ao longo da história, Eusapia Palladino tem sido objeto de múltiplas pesquisas e debates, levando a uma maior compreensão e conhecimento sobre o tema. Neste artigo exploraremos diferentes perspectivas e abordagens relacionadas a Eusapia Palladino, bem como seu impacto na sociedade atual. Desde a sua origem até às suas implicações futuras, Eusapia Palladino é um tema altamente relevante que merece ser analisado em profundidade.
Eusapia Palladino | |
---|---|
Nascimento | 20 de janeiro de 1854 Minervino Murge (Reino das Duas Sicílias) |
Morte | 16 de maio de 1918 (64 anos) Nápoles (Reino de Itália) |
Cidadania | Reino de Itália, Reino das Duas Sicílias |
Ocupação | mediunidade |
Eusapia Palladino (Minervino Murge, 31 de março de 1854 — Nápoles, 9 de julho de 1918) foi uma médium italiana. Foi a primeira médium de efeitos físicos a ser submetida a experiências pelos cientistas da época, tais como Alexandre Aksakof, César Lombroso, Charles Richet, Enrico Morselli, Pierre Curie e outros.
Nos Estados Unidos foi descrita como uma médium que poderia usar de truques quando o seu dom lhe falhava, embora Hereward Carrington estivesse convencido de que ela podia efetivamente realizar atos sobrenaturais.[1]
A sua mãe morreu no seu parto e o seu pai quando quando tinha doze anos de idade. Recebeu pouquíssima instrução primária e icevette una scarsa (o nessuna) educazione scolastica e, por ser órfã, foi acolhida como babá poruma família da cidade de Nápoles. Casou-se muito jovem com um Si sposò in giovane età con un ilusionista ambulante.
As primeiras manifestações de sua mediunidade consistiram no movimento e levitação espontâneos de objetos, quando contava apenas quatorze anos de idade, registrados na casa de um amigo, com quem residia.
Aos 23 anos de idade, graças a um espírita convicto, um senhor de sobrenome Damiani, conheceu o Espiritismo.
Por volta do ano de 1888 tornou-se conhecida no mundo científico em virtude de uma carta do Prof. Ercole Chiaia enviada ao criminalista César Lombroso, relatando detalhadamente as experiências já realizadas por ele com a médium, carta essa publicada no jornal "Il Fanfulla dela Domênica". Entre outras, o missivista informava:
Em outro trecho da mesma missiva, afirmava:
Encerrava a missiva convidando o célebre alienista, a investigar, diretamente, os fenômenos por ele constatados na médium.
Três anos mais tarde, em 1891, Lombroso aceitou o convite, realizando, uma série de sessões com a médium. Esses trabalhos foram acompanhados por uma comissão em Milão, integrada pelos professores Schiaparelli, diretor do Observatório de Milão; Gerosa, Catedrático de Física; Ermacora, Doutor em Filosofia, de Munique, e o Prof. Charles Richet, da Universidade de Paris.
Além dessas sessões, muitas outras foram realizadas, com a presença de homens de ciência, não só da Europa, como também da América.
Lombroso, diante da evidência dos fatos, converteu-se ao Espiritismo, tendo declarado: "Estou cheio de confusão e lamento haver combatido, com tanta persistência, a possibilidade dos fatos chamados espíritas."
A conversão de Lombroso deveu-se também ao fato de o espírito de sua mãe haver-se materializado em uma das sessões realizadas com Eusápia.
Em 1894, o Nobel em Medicina Charles Richet realizou várias sessões experimentais com a médium em sua própria residência, e considerou autênticas as levitações parciais e completas de mesa, além de outros fenômenos de efeitos físicos.
Em 1895, o casal de cientistas vencedores de Prêmios Nobel Pierre Curie e Marie Curie também testaram Palladino e consideram autênticos os fenômenos de efeitos físicos produzidos por ela, como consta em carta que enviaram ao físico Louis Georges Gouy no mesmo ano:
Em 1906, Pierre, poucos dias antes de morrer, reafirmou sua convicção de que os fenômenos mediúnicos de Paladino eram autênticos, novamente em carta enviada para Georges Gouy:
Sir Oliver Lodge, professor de Filosofia Natural do Colégio de Bedford, Catedrático de Física da Universidade de Liverpool, Reitor da Universidade de Birmingham, e que foi, também, por longos anos, presidente da Associação Britânica de Cientistas, após as experiências realizadas com Eusápia, apresentou um relatório à Sociedade de Pesquisas da Inglaterra, dizendo, entre outras coisas:
Eusápia visitou a América do Norte em 1910. Na cidade de Nova York, o mágico Howard Thurston ("The King of Cards") e um assistente controlaram as mãos e os pés da médium em boa luz, durante uma sessão. Após os trabalhos, Howard declarou:
A médium faleceu na pobreza, uma vez que do pouco que possuía tinha o hábito de distribuí-lo com os pobres no exercício da caridade.
Em uma série de testes a médium foi considerada legítima. Entretanto, W. S. Davis, em conjunto com John W. Sargent e James L. Kellogg observaram sessões de Eusápia e alegaram que ela fazia levitações e outros acontecimentos usando truques. Esses relatos estão descritos no livro "A Magician Among the Spirits", de Harry Houdini:[3]
Em carta a Houdini, W. S. Davis escreve:
O parapsicólogo Hareward Carrington confirmou que ela foi descoberta fraudando supostos fenômenos mediúnicos mas também acreditava que ela realizava alguns fenômenos mediúnicos genuínos.[4][5]
It was said that she would resort to trickery when her gift faltered, but Carrington was convinced that she could indeed perform supernatural acts.