Neste artigo exploraremos a importância de Expansionismo em diferentes contextos e sua relevância na sociedade atual. Expansionismo tem sido objeto de estudo e interesse ao longo da história, e a sua influência estende-se a diversas áreas, da economia à política, passando pela ciência e pela cultura. Nas próximas linhas analisaremos como Expansionismo moldou nossa forma de pensar e agir e como continua impactando nosso dia a dia. Desde as suas origens até à sua evolução contemporânea, Expansionismo continuará a ser um tema relevante e de interesse para todos aqueles que desejam compreender melhor o mundo que nos rodeia.
Toda a extensão do império de Alexandre, o Grande, reunido no século 4 a.C. enquanto ele se esforçava para conquistar as terras da Ásia e do Mediterrâneo
Expansionismo é a doutrina de ampliar a base territorial de um país, normalmente por meio da agressão militar.
Às vezes são usados irredentismo, revanchismo ou reunificação para justificar e legitimar o expansionismo, mas somente quando o propósito é reconquistar territórios que haviam sido perdidos ou tomar posse de terras ancestrais. Uma simples disputa territorial, como por exemplo, uma disputa de fronteira, normalmente não é considerado expansionismo.
Aztlán, nome de vários movimentos políticos hispânicos nos Estados Unidos da América, como o Conselho Revolucionário, o Governo Provisiório de Aztlán e MEChA, também conhecido como Movimiento Estudiantil Chicano de Aztlán (Movimento de estudantes chicanos de Aztlán). Recorre frequentemente à luta irredentista para a independência ou reunificação com o México daqueles estados do sudoeste colonizados e ocupados pelos Estados Unidos depois da Guerra Mexicano-Americana e do Tratado de Guadalupe Hidalgo de 1848.
Grande Albânia, é um movimento político que busca unir toda a etnia albanesa em uma única entidade.
Grande Hungria, é uma meta dos irredentistas húngaros, que querem restaurar os limites históricos da Hungria como era antes de 1918.
Grande Israel é um termo irredentista que busca restaurar os limites históricos e bíblicos da Terra de Israel.