Neste artigo exploraremos o tema Fáselis com o objetivo de nos aprofundarmos na sua importância e relevância na sociedade atual. Fáselis é um tema que tem gerado grande interesse em diversas áreas, desde o campo acadêmico até o campo social e cultural. Ao longo dos anos, Fáselis tem sido objeto de estudo e debate, gerando opiniões divergentes e enriquecedoras que nos permitem compreender melhor a sua abrangência e influência no nosso quotidiano. Através da exploração de Fáselis, poderemos aprofundar as suas múltiplas dimensões e analisar os impactos que tem na nossa sociedade, bem como refletir sobre as implicações que acarreta para o futuro.
Fáselis (em grego clássico: Φασηλίς) era uma cidade grega e romana na costa da antiga Lícia. As suas ruínas estão localizadas a norte da moderna cidade de Tekirova, no distrito de Kemer, na província de Antália, na Turquia. Situa-se entre as montanhas Bey e as florestas do Parque Nacional de Olimpo, a 16 km a sul da cidade turística de Kemer e no km 57 da estrada que liga Antália a Kumluca. Fáselis e outras cidades antigas da costa podem ser visitadas mar, em visitas diárias organizadas.
Fáselis foi fundada pelos gregos de Rodes no ano 700 a.C. Pela sua localização, num istmo que separava duas baías, tornou-se uma importante cidade portuária do leste da Lícia e um importante entreposto comercial entre a Grécia, a Ásia Menor, o Egito e a Fenícia. A cidade foi capturada pelos persas do Império Aqueménida e, em 468 a.C foi incorporada na Liga de Delos.[1]