No mundo de hoje, Feriado nacional é um tema de interesse que suscita diversas opiniões e debates. Seja a nível pessoal, social ou profissional, Feriado nacional captou a atenção de milhões de pessoas em todo o mundo. Este fenômeno tem gerado um amplo leque de pesquisas, discussões e reflexões que buscam compreender e analisar os diferentes aspectos que o compõem. Desde as suas origens até aos seus possíveis impactos futuros, Feriado nacional tem vindo a evoluir e a transformar-se ao longo do tempo, tornando-se um tema de constante interesse para a sociedade moderna. Neste artigo nos aprofundaremos na complexidade de Feriado nacional, explorando suas diversas facetas e analisando as diferentes posições que existem sobre o assunto.
Um feriado nacional é um feriadoregulamentado, decretado por um país para comemorar o próprio país. Geralmente, é o dia da independência, da assinatura da constituição ou outro evento significativo, embora nem sempre seja essa a regra. Em muitos casos, é o dia do santo padroeiro do país.
Muitos países, como o Brasil e Portugal, os feriados nacionais são todos os feriados que o governo decreta com vigência em todo o território nacional.
O dia da Independência de Israel, o Yom Ha'atzma'ut é especificado pelo calendário judaico como o quinto dia de Iyar, e, desta forma, não possui data fixa no calendário gregoriano; geralmente, cai em Maio ou no fim de Abril. A data gregoriana da independência de Israel, contudo, é 14 de Maio de 1948.
Nota: No Japão, além do Dia da Fundação Nacional no dia 11 de fevereiro, que é um dia nacional, há também um Feriado Nacional (国民の休日」, kokumin no kyujitsu, que pode ser traduzido por "Dia de Folga do Cidadão") no dia 4 de maio, entre o dia da Constituição, no dia 3 de maio e o 「子供の日」, Kodomo no hi, (dia das Crianças) no dia 5 de maio. Toda a nação tira um feriado por três dias consecutivos, dando ao termo Feriado Nacional um significado diferente.