Filoimea Telito

Neste artigo, exploraremos a fascinante história de Filoimea Telito. Desde as suas origens até ao seu impacto na sociedade moderna, Filoimea Telito desempenhou um papel fundamental em vários aspectos da vida quotidiana. Ao longo dos anos, Filoimea Telito evoluiu e deixou uma marca indelével na cultura, tecnologia, política e muitas outras áreas. Através de uma análise detalhada, examinaremos a sua influência e relevância no mundo de hoje. Além disso, analisaremos sua importância e como moldou o mundo em que vivemos. Sem dúvida, Filoimea Telito é um tema de grande interesse e merece uma exploração aprofundada para compreender o seu verdadeiro alcance e significado.

Filoimea Telito
Filoimea Telito
Nascimento 19 de março de 1945
Vaitupu
Morte 11 de julho de 2011
Vaiaku
Cidadania Tuvalu
Ocupação político, teólogo
Distinções
  • Membro da Ordem do Império Britânico (1996)
  • Cavaleiro Grã-Cruz da Ordem de São Miguel e São Jorge (2007)

Sir Filoimea Telito, GCMG, MBE (Vaitupu, 1944 ou 1945 - 11 de julho de 2011) foi um político de Tuvalu e ex-governador geral de seu país.[1]

Biografia

Ele foi diretor da Escola Secundária Motufoua na ilha Vaitupu, e pastor na Igreja de Tuvalu (Ekalesia Klisiano Tuvalu), da qual acabou se tornando o presidente, cargo que ocupou até sua morte. Em 1996, Telito foi homenageado por seus serviços à educação e à comunidade ao ser feito um Membro da Ordem do Império Britânico (MBE).

Governador-geral de Tuvalu

Em 15 de abril de 2005, ele assumiu o cargo de governador-geral de Tuvalu, sucedendo Faimalaga Luka, como representante da rainha Isabel II do Reino Unido, também que é chefe de estado de Tuvalu. Ele deixou o cargo em 2010.  Em janeiro de 2007, Telito foi feito Cavaleiro da Grã-Cruz da Ordem de São Miguel e São Jorge (GCMG) pela Rainha Elizabeth II. Com isso, ele retomou a prática dos governadores-gerais de Tuvalu de aceitar o título de cavaleiro, uma prática descontinuada pessoalmente por seu predecessor nesse cargo, Faimalaga Luka.

Morte

Ele morreu no dia 11 de julho de 2011 de um ataque cardíaco e foi enterrado em Funafuti três dias depois. Todas as atividades do governo cessaram no dia do funeral, em sinal de respeito.

Referências

  1. «The Rev. Filoimea Telito passed away» (em inglês). Arquivado do original em 1 de outubro de 2011